Como aplicar a teoria do apego com seus filhos para aproveitar seus benefícios?

Como aplicar a teoria do apego com seus filhos para aproveitar seus benefícios? Teoria do apego além de sua influência no desenvolvimento emocional

A relação estabelecida pelas crianças com os pais durante os primeiros anos de vida não influencia apenas o desenvolvimento emocional das crianças e o risco de sofrer distúrbios psicológicos na idade adulta, como se pensava décadas atrás. Um estudo realizado na Universidade de Washington revelou que o afeto não é apenas essencial para tornar as crianças felizes e promover seu equilíbrio emocional, mas também para estimular o crescimento do cérebro.

Para alcançar esses resultados no estudo , foi avaliada a relação de 92 crianças com seus pais, das quais 97% das participantes eram mães. Após 7 anos de pesquisa, verificou-se que quanto mais carinho os pais transmitiam aos filhos, mais eles se abraçavam, beijavam e sorriam, mais o cérebro da criança crescia. Especificamente, as crianças cujos pais lhes deram mais amor e apoio tiveram um hipocampo quase 10% maior em comparação com as crianças cujos pais estavam emocionalmente distantes.

Como aplicar a teoria do apego com seus filhos para aproveitar seus benefícios?

  1. Seja empático com seus filhos. Para a maioria dos adultos, perder um brinquedo na rua ou ir dormir no escuro não é um grande problema, mas para muitas crianças, esse tipo de experiência pode causar grande estresse. Portanto, ser solidário com as crianças quando elas mais precisam, fazer com que se sintam compreendidas e validando suas emoções não apenas fará com que se sintam mais seguras, como também fortalecerá sua auto-estima e autoconfiança a longo prazo.
  2. Fique emocionalmente disponível. A disponibilidade emocional é um dos indicadores mais importantes para o desenvolvimento de um anexo seguro. Na prática, se você apoia seus filhos quando eles mais precisam e estão sempre disponíveis para falar sobre suas emoções, você estará estimulando o apego seguro das crianças. O simples fato de saber que eles têm uma pessoa a quem recorrer dá às crianças a segurança necessária para enfrentar os desafios da vida e começar de novo e de novo.
  3. Aposte no contato físico. O contato físico, traduzido em abraços, beijos e carícias, é essencial para gerar um apego seguro nas crianças. De fato, sabe-se que as crianças que passam mais tempo nos braços dos pais tendem a se sentir mais seguras e a ter um desenvolvimento emocional mais equilibrado e saudável do que aquelas que passam a maior parte do tempo no berço ou no carrinho. Isso ocorre porque o contato físico não apenas gera uma sensação de bem-estar devido à segregação de endorfinas, mas também transmite segurança e proteção.