Admirável Mundo da Educação a distância

Admirável Mundo da Educação a distância – Mundialmente já enraizada, a Educação a Distância, nos apresenta números incontentáveis. E, em terras tupiniquins, a realidade em muito pouco se difere.

Falamos em milhões de alunos, com os dados do Censo de Educação Superior, 6,7 milhões de brasileiros lançam mão desta modalidade. No mundo as cifras são ainda maiores e mais representativas, como exemplo o Canadá, pais pioneiro na ampliação e massificação da EaD, com os impressionantes 32 milhões de estudantes que contam com 56 universidades, das quais 53 oferecem cursos nesta modalidade. E, a cada dia novos números são atualizados.

O Futuro da EaD está garantido pois o presente não mede esforços em abrir e concretizar outras e novas realidades culturais estabelecendo-se assim, novas fronteiras.

Os benefícios, amplamente comentados e discutidos, reforçam suas bases a cada dia com depoimentos sobre a liberdade de escolha em relação ao binômio tempo/espaço, tão engessado na nossa formação inicial e agora flexível ao ponto de poder moldar-se em nossa tão atribulada rotina.

A cultura e as muitas possibilidades dessa eram anteriormente para poucos, a interação cultural, mesmo em nosso multicultural país, eram limitadas; a EaD possibilitou este encurtamento prático do mundo das possibilidades culturais, interação prática dos vários sotaques, etc. Fortemente creio estar neste ponto a maior e melhor contribuição da EaD à nossa nova formação intelecto/cultural.

Redefinir nossos caminhos e estar limitado apenas ao nosso querer caracteriza a não distância da EaD. Estamos vendo o nascimento de um novo indivíduo cultural, graças a esta democrática modalidade.

Ok. Não vivemos em um universo estático, plano, afinal a moeda tem duas caras. Então, os fatores que ainda carecem de muita análise, discussão e talvez, outros e novos caminhos para serem trilhados, merecem nossas sempre considerações. A prática da EaD muita dinâmica e flexível, exigirá dos operadores de todas as modalidades educacionais um repensar um reorganizar de suas teses, de suas teorias. A prática de nossos professores, tutores, pensadores e admiradores desta modalidade tem que ser reapresentada e posta à prática. Nos moldes já postos e gastos pelo uso da educação formal, definitivamente, não se enquadram, este novo pensar.

Não se trata, definitivamente, em abrirmos mão dos moldes já postos. Entretanto, novos encaixes se fazem necessários. O novo precisa de espaço.

Repensar, reorganizar, reaprender… Os “erres” desta nova concepção da educação apresentam as muitas exigências desta modalidade para este novo conceito educacional.

A EaD nos oferta um mundo de novas possibilidades mas, em contra partida, nos exige um universo de novas práticas, de novos pensamentos, de novas formas de se apresentar este novo contexto de aprendizagem.

Para os que retornam aos estudos, graças a EaD, esta possibilita a utilização de espaços antes ociosos em nossa agenda, resta reaprender as novas práticas que foram moldados – engessados – por uma educação que organizava o que ser e o que apreender. Ademais, esta nova prática precisa de didática, precisa ser apreendida. Não podemos esquecer que o que é novo também precisa ser reordenado para que possamos reproduzi-lo.

___

Admirável Mundo da Educação a distância

por GILDETE RITT

Graduada em Pedagogia com ênfase em Multimeios e pós graduação pela FGV-RJ em Docência e Pesquisa em ambiente online, dentre outros. Sólida experiência comercial na área educacional e educacional técnica.