A importância da Sociologia para o entendimento das pessoas e do mundo

A importância da Sociologia para o entendimento das pessoas e do mundo – A Sociologia é uma ciência extremamente importante para o mundo que estamos vivenciando, porque além da busca da compreensão das causas e consequências do que ocorre no mundo, a mesma busca rever e até mesmo antecipar eventos para as gerações seguintes, ajudando-nos a entender e procurar soluções que solucionem os males que estamos vendo e vivenciando na atualidade (criminalidade, educação, pobreza, desigualdades, entre outros).

O homem busca cada vez mais, reconhecimento, seja no trabalho ou em um grupo social, fazendo com que indivíduos acabem por se afastar de seus contatos sociais mais importantes, sendo este a família, precursora de tradições, e este afastamento acarreta na maioria dos casos, em intolerâncias no que diz respeito às diferenças sociais, seja elas religiosas ou políticas, por exemplo, de um indivíduo ou grupo. Tudo isso ajuda a aumentar ainda mais os problemas atuais.

A Sociologia no mundo ajuda o homem a se conscientizar e traz para nós ideias para encontrarmos o nosso papel na sociedade. Ajuda o homem para colaborar para uma vida na sociedade mais tolerante, com transformações sociais e intelectuais que visam diminuir os males da sociedade, porque os mesmos já sabem o seu papel e o seu lugar no mundo.

Sendo assim é o indivíduo e não a sociedade que prevalece de forma bem clara e objetiva sobre a crescente acuidade na busca do conhecimento nas áreas da Sociologia, tal como a psicanálise que auxilia indivíduos a se encontrarem e se ajudarem nos processos de dificuldades resultantes dos problemas sociais.

A Sociologia é importante para o mundo contemporâneo, assim como outras ciências, porque ela volta especificamente para a compreensão dos problemas sociais, e assim adquire reflexões e debates sobre estes problemas com o intuito de, além de gerar pensamentos também gerar soluções.