Ícone do site SÓ ESCOLA

Mãe que narra jogos do Palmeiras para filho deficiente visual ganha prêmio da Fifa

Mãe que narra jogos do Palmeiras para filho deficiente visual ganha prêmio da Fifa

Mãe que narra jogos do Palmeiras para filho deficiente visual ganha prêmio da Fifa

Silvia e Nickollas receberam o prêmio das mãos do ex-meia italiano Andrea Pirlo na categoria de melhor torcedor durante em cerimônia em Milão, na Itália

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (23 de setembro de 2019), em Milão, na Itália, a lista dos destaques do ano no futebol e coroou também uma torcedora brasileira. A palmeirense Silvia Grecco recebeu o prêmio de melhor torcedora, batizado de Fifa Fan Award, por ir ao estádio junto com o filho portador de deficiência visual, Nickollas, de 12 anos, e narrar para ele os lances das partidas.

A dupla foi descoberta em setembro de 2018 pela equipe da reportagem da TV Globo durante partida entre Palmeiras e Corinthians no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. Silvia se senta no estádio ao lado do filho e busca descrever todas as jogadas para ele. Nickollas além da deficiência visual, tem também autismo.

“Estamos representando aqui o nosso time, o Palmeiras, estamos representando aqui todos os torcedores do Brasil, todos os torcedores do mundo, todos aqueles que torcem pelas pessoas com deficiência. O futebol ele pode transformar a vida das pessoas. É muito amor, muita dedicação”, disse Silvia durante o discurso de premiação. Ao fim, ela foi aplaudida de pé.

Silvia venceu a concorrência com a torcida da Holanda, marcada pela animada festa e coreografia durante a Copa do Mundo Feminina, na França, e também com o uruguaio Justo Sánchez, que é torcedor do Cerro, mas passou também a ir aos jogos do rival Rampla Juniors em homenagem ao filho falecido. A palmeirense, inclusive, dedicou o prêmio a Justo durante o discurso.

A torcedora mencionou que o prêmio é uma forma de inclusão social para pessoas portadoras de alguma deficiência. “A pessoa com deficiência existe e precisa ser amada, respeitada e incluída”, afirmou. Ao discursar, Silvia fez questão de descrever ao filho o quanto o auditório estava lotado de grandes jogadores. Entre os craques, estavam na plateia Lionel Messi, Virgil Van Dijk e Alisson.

Nos últimos meses, mãe e filho tiveram a oportunidade de conviver mais com o elenco do Palmeiras. No ano passado, os dois visitaram um treino do time. Já no último mês, os dois ganharam uma homenagem especial durante a festa de aniversário de 105 anos do clube.

Sair da versão mobile