Atividades para superar a ansiedade e desenvolver a inclusão

Acolher é antes de tudo preparar bem o ambiente físico para o aluno ter prazer e interesse dentro da sala de aula. O professor deve se preocupar com a decoração da sala, pois esta é extremamente reveladora: pode ser aconchegante ou fria. A criança ao entrar na sala pode sentir alívio, aceitação ou medo e rejeição. É o ambiente que vai revelar-se bom ou mal.

O professor precisa utilizar de brinquedos como móbile, encaixes, areia, bolas, petecas, bonecas, jogo de montar e brincadeiras de faz-de-conta para desenvolver o prazer e ao mesmo tempo despertar a aprendizagem na criança da educação infantil acabando de vez com a ansiedade. As atividades devem ser bem planejadas para se tornarem prazerosas e interessantes para a criança.

Todo ensino deve ser voltado para entreter a criança inicialmente no novo ambiente fazendo parte da vida cotidiana, despertando o interesse em permanecer e aprender de modo prazeroso..

Na pré-escola e no ensino fundamental inicialmente trabalhar alfabetização através da hora da história, da música, jogos de mesa como: quebra-cabeça, dominó. alfabeto movel, e outros jogos que atraem a criança para aprender brincando.

Ao educador cabe esta grande responsabilidade de tornar não só o ambiente agradável e acolhedor, mas desenvolver a sintonia entre o conteúdo a ser trabalhado e o espaço prazeroso para gerar a motivação para aprender.

Observar o nível de auto-estima do aluno no sentido de ver seu nível de adaptação, sua consciência das qualidades e limitações e se o aluno acredita em si mesmo, se fica deprimido com facilidade ou tem sentimentos de insegurança, etc. Um educador atento contagia os alunos levantando seu humor e sua auto-estima, não deixando a ansiedade se instalar no ambiente escolar.