A Pintura na Educação Infantil

A Pintura na Educação Infantil – A educação Infantil possui o ambiente certo para o desenvolvimento da expressão, pois possui um espaço onde a criatividade e as imaginações ganham forma.

Fazendo com que as crianças, desde cedo possam se interagir entre elas, sabendo assim trabalhar em grupo. A interação com o mundo dos objetos fará com que a criança utilize a Arte como forma de manifestação espontânea.

A pintura na educação infantil possibilitará com que a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos no papel, possa, por exemplo, começar a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora, conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também. Tornando toda a metodologia empregada pelo professor bem divertida.

O professor poderá ensinar dependendo da idade das crianças, por exemplo, que combinando uma cor com a outra a criança “criará” uma nova tonalidade. Que todas as cores, misturadas com a tinta branca, tornará a tonalidade delas mais suaves. Dentro da aquarela de cores que o professor for levar para a sala de aula, serão inúmeras as possibilidades de ensino para as crianças.

Sendo assim, os principais objetivos da pintura em atuação são:

  • – Cultivar e conhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
  • – Manusear diferentes materiais, de diferentes texturas e espessuras, assim como variados suportes gráficos;
  • – Observar as possibilidades oferecidas com os materiais.


  • Leave a Comment