Transferência de energia e respiração celular

Transferência de energia e respiração celular – Na postagem anterior você viu que as plantas produzem o seu próprio alimento, acumulando energia solar em moléculas de glicose que formam seus tecidos corporais: tubérculos, frutos, sementes, dentre outros.

Como consequência, as plantas servem de alimento para seres vivos que não realizam fotossíntese e precisam de ingerir outros seres para conseguir moléculas de glicose e, juntamente com elas, energia. Sendo assim, a energia solar é transferida para os demais seres vivos – consumidores – de uma cadeia alimentar através da ingestão das plantas – produtores.

Nos demais seres vivos, estas moléculas de glicose têm as ligações entre os seus átomos quebradas, liberando a energia que estava acumulada nelas. É essa energia que os animais irão utilizar para manter o seu corpo em funcionamento.

A quebra da glicose exige, no entanto, que está molécula reaja com o oxigênio adquirido do ar através da respiração corporal. Esse gás é direcionado pela hemoglobina sanguínea para as células, onde acontecerá o processo de respiração celular, ou seja, de quebra da glicose pela sua reação com o gás oxigênio dentro de cada célula, com posterior liberação de energia, gás carbônico e água. O gás carbônico será elimindo no ar pela respiração corporal e a água que não for utilizada será eliminada pelo suor ou pela urina.

Note que a respiração celular nada mais é do que uma combustão, na qual o combustível é a molécula de glicose e o comburente é o gás oxigênio. Ainda há, assim como na combustão, a liberação de energia e de gás carbônico. A diferença da combustão e da respiração celular é que a energia é liberada gradualmente através do rompimento das ligações, uma por vez, dos átomos da molécula de glicose.

Para se manter vivo então, um organismo deve se alimentar para conquistar de energia solar acumulada nos nutrientes e, também, respirar para capturar o gás oxigênio do ar, que irá liberar a energia depositada nos alimentos.

_______

Transferência de energia e respiração celular

Transferência de energia e respiração celular
Transferência de energia e respiração celular

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Transferência de energia e respiração celular”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.