Ícone do site SÓ ESCOLA

Ideias de Jogos para alfabetização com materiais recicláveis.

Ideias de Jogos para alfabetização com materiais recicláveis.

Ideias de Jogos para alfabetização com materiais recicláveis.

Confira algumas Ideias de Jogos para alfabetização com materiais recicláveis.

Os jogos sem dúvida são meios facilitadores na descoberta da leitura e escrita: profissionais da área educacional, comprometidos com a qualidade da sua prática pedagógica e/ou psicopedagógica, reconhecem a importância dos jogos como veículo  para o desenvolvimento  social,  emocional e  intelectual dos alunos.

Através dos jogos o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. Os jogos não são apenas uma forma de divertimento: são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Para manter seu equilíbrio com o mundo, a criança precisa brincar, criar e inventar.

A criança devota ao jogo a maior parte do seu tempo; com jogos as crianças desenvolvem o seu raciocínio e conduz o seu conhecimento de forma espontânea: no brincar, elas constroem um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e externo. Durante nossas experiências em sala de aula percebem-se as dificuldades que os alunos possuem na leitura e escrita, alunos da educação infantil, sem saber ler e escrever. Assim, entende-se que é necessário renovar os métodos de ensino em sala de aula; os educandos precisam ser estimulados a aprender e a aprendizagem deve ser repleta  de  criatividade.

Muitos ainda continuam no ensino tradicional e os alunos continuam reproduzindo conteúdo do quadro sem conhecer as letras. Os efeitos negativos dessa prática podem ser percebidos durante todo o percurso escolar. O nosso foco de pesquisa terá como estudo a importância dos jogos no processo da alfabetização. De que forma acontece o processo de alfabetização? Como os discentes estão empregando suas práticas pedagógicas? Qual a importância dos jogos no processo de alfabetização? Cabe aos educadores reconhecer e refletir sobre o papel do jogo como estratégia pedagógica e/ou  psicopedagógica, explorando seu potencial educativo e buscando assim o sucesso escolar. Serão abordados os principais conceitos e diferenças entre alfabetização e letramento, apoiados em teorias de autores como Magda Soares, Isabel Solé, Emília Ferreiro e Ana Teberosky entre outros.

Ideias de Jogos para alfabetização com materiais recicláveis.

Sair da versão mobile