Ideias de jogos lúdicos para ensinar os números

Confira nesta postagem diversas Ideias de jogos lúdicos para ensinar os números utilizando materiais recicláveis.

Lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. 

O lúdico está em suas diversas modalidades, como brinquedos, brincadeiras, jogos acompanhando nossa trajetória de vida, do nascimento à terceira idade, contribuindo para a nossa saúde física e mental de forma integrada. Os jogos e suas brincadeiras trazem em geral benefícios, conhecimento e diversão para todas as idades, além de oportunizar o aperfeiçoamento de nossas qualidades e a superação de nossas dificuldades. 

A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e diversão. Quem pratica esta atividade percebe que ela vem acompanhada de inúmeras brincadeiras para enriquecer nossos conhecimentos de forma prazerosa na educação. Nos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem a coordenação, a atenção, a imitação introduz-se às regras, imaginação e memória. Por isso, a importância de nós professores trabalharmos o lúdico, com as crianças no ensino da matemática. 

Quem brinca sabe que a alegria se encontra precisamente no desafio e na dificuldade letras, palavras, números, formas, bichos, plantas, objetos, comidas, músicas, todos são desafios que fazem as crianças refletirem sob contagem, seriação, tempo, quantidade, tamanho, velocidade, entre outros… 

Nós, professores, temos que transformar a matéria em brinquedo e seduzir o aluno a brincar. Depois de seduzi-lo, não há quem o segure. 

A maior evidência que temos sobre a dificuldade de levar o lúdico para a sala de aula está relacionada ao fato que durante muito tempo coube aos alunos a tarefa de ficar sentados em suas carteiras, obedientes, silenciosos e passivos, pois era a máxima para uma aprendizagem melhor “Primeiro o dever, depois o prazer”. 

Reconhecer o lúdico é reconhecer a linguagem dos nossos tempos, é abrir portas e janelas para novas formas de aprendizagem e descobertas de conhecimento.

Ideias de jogos lúdicos para ensinar os números

São 26 Ideias de jogos lúdicos para ensinar os números, confira: