Não prometa se estiver eufórico, não responda quando estiver com raiva, não decida quando estiver ferido e não aja se você não estiver convencido

Era uma vez uma criança que, todos os dias, brigava com seu irmão, seus pais, colegas de escola …

Uma tarde, seu pai lhe entregou um presente. A criança muito curiosa desembrulhou rapidamente, mas seu conteúdo o surpreendeu: era uma caixa cheia de pregos.

O pai olhou para ele e disse:

– Meu filho, eu vou te dar um conselho: toda vez que você perder o controle, toda vez que você responder mal a alguém e discutir, pregue um prego na porta do seu quarto.

No primeiro dia, o menino pregou 37 pregos na porta.

Com o passar do tempo, a criança estava aprendendo a controlar sua raiva, então o número de pregos começou a diminuir. Ele descobriu que era mais fácil controlar seu temperamento do que pregar os pregos na porta.

Finalmente, chegou o dia em que a criança não perdeu a paciência.

Seu pai orgulhoso sugeriu que para cada dia que pudesse ser controlado, ele tiraria um prego. Os dias se passaram, até que chegou o momento em que o menino conseguiu retirá-los todos.

Então o pai pegou o filho pela mão e levou-o até a porta. Ele disse:

– Você fez bem, meu filho, mas olhe para os buracos … A porta nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas com raiva, você deixa uma cicatriz como essa. Não importa quantas vezes você peça perdão, a ferida sempre permanecerá lá. Uma ferida verbal é tão prejudicial quanto a física. Lembre-se de que os amigos são joias muito raras, não os machuque, pois existem danos irreversíveis e não há perdão para curá-los.

Eu sinto e penso, então eu sou

No Discurso do Método, Descartes escreveu uma frase que acabaria influenciando a forma como ainda pensamos sobre as emoções: “Cogito, ergo sum”, o famoso “penso, logo existo”.

Ele também poderia ter dito “eu sinto, logo existo”, mas ele não disse, porque acreditava que as emoções eram obstáculos para o pensamento. Hoje sabemos que as emoções são tão significativas quanto a racionalidade, especialmente quando se tomam decisões importantes.

No entanto, devemos ter cuidado para não tomar decisões deixando-nos levar exclusivamente pela emotividade ou vamos acabar causando feridas difíceis de curar. A chave está em encontrar um ponto central: ouça nossas emoções sem negligenciar a razão.

Quando as emoções “sequestram” a razão

Todos nós fomos vítimas de seqüestros emocionais , momentos em que simplesmente não pensamos, nos deixamos levar por sentimentos e tomar decisões ou dizer coisas das quais nos arrependemos mais tarde.

Essa explosão emocional tem uma explicação: o sistema límbico declara uma espécie de “estado de emergência” e recruta todos os recursos do cérebro para realizar suas funções. Esse seqüestro ocorre em questão de poucos segundos e imediatamente gera uma reação no córtex pré-frontal, área ligada à reflexão, de modo que não temos tempo para avaliar o que está acontecendo e decidir de maneira racional.

Em outras palavras, a área do cérebro relacionada às emoções nos impede de pensar. O problema é que o sistema límbico é uma área com um repertório de comportamentos muito restrito, o que nos cega porque nos impede de ver outras alternativas possíveis.

Portanto, a chave para a paz interior está na aplicação de uma regra: não prometa ser feliz, não responda a raiva, não decida se machucar e não aja se você não estiver convencido.

Se prometermos alguma coisa enquanto estamos eufóricos, é provável que acabemos prometendo muito mais do que podemos oferecer. Se reagirmos com raiva, é provável que nossas palavras machuquem alguém desnecessariamente. Se decidirmos nos machucar, é provável que ajamos de maneira extrema e depois nos arrependemos, mas não poderemos voltar atrás. E se agimos sem estar totalmente convencidos, é porque há algo dentro de nós que nos diz que este não é o caminho certo, mas nos recusamos a ouvir esse sinal.

Não tome decisões permanentes com base em emoções temporárias

Precisamos parar de ver as emoções como nossos inimigos, mas não é inteligente abaixar nossa guarda. Uma boa estratégia é pensar nas emoções como compassos que podem indicar um caminho, mas tendo em mente que a decisão de seguir esse caminho deve ser fundamentada.

Se formos capazes de evitar o primeiro impulso, se não reagirmos, mas pesarmos os prós e contras, estaremos protegendo nossa paz interior com um escudo à prova de balas. É normal ficar com raiva ou sentir-se magoado, mas isso não é desculpa para tomar decisões permanentes baseadas em emoções temporárias.

Lembre-se que tudo vem e tudo acontece, que a vida está fluindo constantemente e que o que o incomodou hoje, provavelmente quando você olha em perspectiva, incomoda menos ou você encontra uma explicação.

É por isso que, da próxima vez que você sentir as emoções tomando conta, respire, dê um passo para trás e tome uma perspectiva. Não decida até que essas emoções tenham sido aplacadas, até que você esteja convencido do passo que vai dar. Isso vai lhe poupar muitos conflitos, arrependimentos e decepções em toda a sua vida.

Texto de Jennifer Delgado Suárez publicado originalmente em Rincón de la Psicología