Comemorar o dia das mães na escola ou não?


Comemorar o dia das mães na escola ou não?Dia das Mães na escola: a festa não pode interferir nas aulas.

Dia das Mães se aproxima. Várias escolas começam a preparar festas, exposições, apresentações sobre o tema, brincadeiras divertidas para o dia e até lembrancinhas para os alunos entregarem às mães… Apesar de parecer ter apenas pontos positivos, algumas escolas e especialistas acham a comemoraçãodo Dia das Mães na escola bastante polêmica e acreditam que ela deva ser tratada com muita delicadeza. “Há crianças que em suas histórias de vida, por exemplo, trazem situações delicadas em relação às mães, como separações, doenças e até morte”, explica a psicóloga educacional Rosângela Cabrera, de São Paulo.

A comemoração na escola pode fazer com que a criança – e até seus colegas – fiquem desconfortáveis. Assim antes desse tipo de evento na escola, é importante conversar abertamente com seu filho. “É importante não impor uma situação que poderá entristecê-lo mais do que agradá-lo pela festividade”, afirma Vera Malato, coordenadora do departamento de orientação educacional do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.

Além de tratar a questão com cautela, a escola deve tomar cuidado para não transformar o Dia das Mães em uma comemoração sem qualquer significado. É preciso mostrar para as crianças que as mães são importantes sempre, e não apenas nessa data específica, que atualmente está muito ligada ao comércio. “As escolas podem usar a data como uma forma de se aproximar das famílias. Mas, para isso precisam pensar bem na organização do evento. Só entregar lembrancinhas e fazer teatrinhos não é o melhor caminho”, diz Luciana Fevorini, doutora em psicologia escolar e diretora do Colégio Equipe, de São Paulo.

E simplesmente substituir as aulas por uma festa também não é o melhor caminho. Os eventos devem acontecer de preferência fora do horário de aula. O ideal é no fim de semana, para que a família inteira possa participar da comemoração. Confira abaixo dicas para que a comemoração de Dia das Mães na escola seja bacana para pais, professores e alunos.

___

Comemorar o dia das mães na escola ou não?

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Pesquisa revela: As crianças herdam a inteligência de sua mãe, não de seu pai”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.


Comemorar o dia das mães na escola ou não?
5 (100%) 3 vote[s]