A vida é linda: um filme que nos ensina a superar a adversidade

A vida é linda é um daqueles filmes que deixam sua marca. Impossível vê-lo sem subir a montanha-russa emocional vivida por seus próprios protagonistas. Dirigido e estrelado por Roberto Benigni em 1997, ele ganhou mais de 50 prêmios internacionais, incluindo três Oscars, o Grande Prêmio do Festival de Cinema de Cannes, César para o melhor filme estrangeiro e o Goya para o melhor filme europeu.

A fantasia que manteve viva a ilusão de uma criança

A primeira metade do filme mostra a mudança política que está ocorrendo na Itália, com a ascensão do fascismo. O resto do filme move o palco para um campo de concentração, onde o ator principal, Guido e seu filho, Giosuè, são deportados.

Embora as condições sejam terríveis, Guido consegue fazer o filho acreditar que a situação que está enfrentando é um jogo no qual eles devem ganhar pontos. Ele explica que todos os prisioneiros participam do jogo, mas apenas o primeiro a ganhar mil pontos receberá um tanque de verdade. As regras são claras: se ele chorar, pedir comida ou quiser ver a mãe, perderá pontos, mas se esconder dos guardas do campo lhe dará pontos extras. Toda vez que uma criança desaparece do campo, Guido esconde a verdade crua, explicando que ele se escondeu para ganhar pontos no jogo.

Ao longo do filme, o pai recorre a essa fantasia para explicar todos os abusos, humilhações e horrores de que a criança é testemunha, na tentativa de preservar a inocência e a ilusão infantil naquele inferno. Apesar de estar cercado de tristeza e morte, Giosuè acaba acreditando na história de seu pai e por isso sua permanência no país é um pouco mais suportável.

O significado da vida quando tudo parece perder o sentido

A vida é linda é um filme difícil de classificar. O humor de Guido e sua luta para manter a ilusão de seu filho chegam a dar início ao sorriso dos espectadores, mesmo que seja um sorriso agridoce. É por isso que se torna uma ode à perseverança, à ilusão e à superação da adversidade. Isso nos mostra que mesmo nos piores momentos, quando parece que tudo está perdido, se temos algo pelo que lutar, podemos manter uma atitude mais positiva.

Na verdade, o filme nos leva inevitavelmente à teoria do significado da vida Frankl, um psiquiatra austríaco que também foi preso em campos de concentração e era capaz de analisar de perto o processo de transformação psicológica sofrida pelos deportados.

Segundo Frankl, no campo de concentração, os presos que mais provavelmente sobreviveriam eram aqueles que conseguiam encontrar sentido na vida e continuar a preservar sua dignidade humana. Ele escreveu: “O homem pode guardar um vestígio de liberdade espiritual, de independência mental, mesmo nas mais terríveis circunstâncias de tensão psíquica e física” .

Frankl estava convencido de que muitos daqueles que conseguiu para sobreviver aos campos de concentração nazistas se agarrou à esperança, e fora de ver um ente querido, à ilusão de que eles tinham uma missão a cumprir ou uma tarefa que só eles Eles poderiam se apresentar quando saíssem de lá. A chave para a sobrevivência era assumir que o sofrimento é um desafio a ser superado. Quem perdeu o sentido da vida sentenciou seu futuro.

A autotranscendência era um aspecto fundamental para desenvolver esse sentido de vida. “Ser homem significa ir em direção a algo ou a alguém diferente de si mesmo, seja para perceber um valor, alcançar um significado ou encontrar outro ser humano. Quanto mais se esquece de si mesmo – entregando-se a uma causa ou a um ente querido -, mais ele se torna humano e mais ele aperfeiçoa suas habilidades “, escreveu Frankl.

Esse é precisamente um dos valores que podem ser vistos no filme. O protagonista não desiste porque tem algo pelo que lutar além de si mesmo, seu filho, e a isso se agarra para poder avançar e crescer diante da adversidade.

___

A vida é linda: um filme que nos ensina a superar a adversidade

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “A vida é linda: um filme que nos ensina a superar a adversidade”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.