Ícone do site SÓ ESCOLA

O Rato do campo e o Rato da cidade

O Rato do campo e o Rato da cidade – Muitas das fábulas de Esopo se referem a diferentes valores humanos, por isso são uma excelente opção para ler para crianças desde pequenas.

O Rato do campo e o Rato da cidade

Era uma vez um ratinho humilde que vivia feliz no oco de uma árvore seca. Sua casa era muito confortável e espaçosa, com poltronas feitas de cascas de nogueira, uma cama macia com pétalas de flores e cortinas bonitas nas janelas que ele tecera com fios de aranha.

Na hora da refeição, o ratinho saiu para o campo e procurou frutas frescas e água do rio. Depois, ele corria pelo campo verde ou descansava sob a luz das estrelas. O ratinho tinha a vida que ele sempre sonhara.

O Rato do campo e o Rato da cidade

Uma tarde chegou seu primo da cidade. O ratinho convidou-o a comer e preparou uma deliciosa sopa de repolho. No entanto, seu primo, acostumado às iguarias da cidade, apenas provou a sopa cuspindo-a.

– Que sopa ruim, ele exclamou.

Com o passar dos dias, o ratinho da cidade se cansou de estar na casa de sua prima e resolveu convidá-lo para mostrar a opulência da cidade grande. O ratinho no campo relutantemente concordou em não fazer seu primo se sentir mal e eles rapidamente fizeram o seu caminho para a cidade.

Ao chegar à cidade, o camundongo se sentiu muito perturbado. O tumulto das pessoas, o barulho dos carros e a sujeira das ruas não faziam mais do que assustar o ratinho, que só conseguia respirar calmamente quando estava dentro da casa do primo.

A casa era grande e cheia de luxos e confortos. Seu primo na cidade tinha uma grande coleção de queijo e uma cama feita de meias de seda. À noite, o ratinho da cidade preparava um banquete saboroso com presuntos e doces deliciosos, mas quando estavam prontos para comer, os bigodes de um enorme gato apareciam nas portas da casa.

Os ratos começaram a correr assustados pela porta dos fundos, mas sem querer foram até os pés de uma mulher que lhes deu um forte golpe com a vassoura. Tão forte foi o choque que eles ficaram estupefatos no meio da rua.

O camundongo no campo decidiu que era hora de ir para sua casa de campo tranquila, porque ele entendeu que não vale a pena mudar as coisas luxuosas e conforto para a paz e harmonia de uma casa.

_________

O Rato do campo e o Rato da cidade – Esopo

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “O Rato do campo e o Rato da cidade – Esopo”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.

Sair da versão mobile