Projeto para trabalhar o Dia da Consciência Negra

Reunimos nesta postagem uma sugestão de Projeto para trabalhar o Dia da Consciência Negra com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental.

A Lei nº 10.639, inclui o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia da Consciência Negra.

A escolha dessa data não foi por acaso, pois em 20 de novembro de 1695, Zumbi: líder do quilombo de palmares foi morto em uma emboscada em Pernambuco.

O Projeto para trabalhar o Dia da Consciência Negra tem por objetivo oferecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação, danças, músicas, poesias, contos, pinturas, para ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos.

Com este conhecimento, vivenciar e valorizar ab cultura negra como forma de identificação e resgate da autoestima do educando afrodescendente.

Projeto para trabalhar o Dia da Consciência Negra

OBJETIVOS:

  • Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
  • Entender e valorizar a identidade da criança negra;
  • Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
  • Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
  • Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

CONTEÚDO:

  • O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e, principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.

DESENVOLVIMENTO:

  • 1ª Atividade: Hora do conto Africano, 2 dias;
  • 2ª Atividade: Hora da música: “Alegria da Cidade”, de Margareth Meneses, 2 dias;
  • 3ª Atividade: Hora do jogral, 5 dias;
  • 4ª Atividade: Hora da Arte, 3 dias;
  • 5ª Atividade: Hora da capoeira e do jogo, 3 dias.

CULMINÂNCIA E AVALIAÇÃO:

Escolher a data das apresentações de todo o trabalho realizado. Pode-se usar a área da Escola ou outro espaço disponível.

Convidar os pais(responsáveis) para participarem das apresentações e poderem também resgatar um pouco de sua cultura através dos trabalhos dos seus filhos. Realizar a avaliação processual, observando, principalmente o interesse das crianças pelas atividades.


Projeto para trabalhar o Dia da Consciência Negra em PDF

Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Projeto para trabalhar o Dia da Consciência Negra” mostrado acima para download gratuitamente em PDF. Para ter acesso ao material confira o link a seguir e baixe: