ATIVIDADES, Atividades de Português, Atividades Educativas, Atividades para Imprimir, Atividades para Professores

Atividades para avaliar a escrita dos alunos na Alfabetização


Reunimos nesta postagem uma seleção de dicas e sugestões para você trabalhar com os alunos das series iniciais. As Atividades para avaliar a escrita dos alunos na Alfabetização são excelentes recursos para ser trabalhados em sala de aula.

Habilidades previstas na BNCC que podem ser utilizadas

Confira algumas habilidades previstas na BNCC  que podem ser utilizadas para elaboração das suas atividades:

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.

(EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

9 Atividades para avaliar a escrita dos alunos na Alfabetização

9 Atividades para avaliar a escrita dos alunos na Alfabetização

  1. Escrita de nome completo
    Os alunos devem escrever seu nome e sobrenome, alfabeticamente, sozinhos, sem intervenções do professor;
  2. Escrita de nomes de colegas da turma
    Sem consultar a lista com nomes dos alunos da turma, os alunos devem escrever o nome de pelo menos oito colegas;
  3. Escrita de um texto de memória
    Proponha que os alunos escrevam os textos que eles sabem de memória. Pode ser uma cantiga de roda, ou outra música que eles gostem, um ditado popular ou uma parlenda. Eles devem escrever pelo menos dois desses tipos de texto. Antes, a turma pode cantar ou declamar junta o texto que deve ser escrito individualmente;
  4. Escrita de um bilhete
    As crianças devem escrever um bilhete para um personagem de conto de fadas ou outra história conhecida por todos. Por exemplo, um bilhete aos três porquinhos avisando sobre o cuidado que eles devem ter com o Lobo. Outra proposta é que escrevam um bilhete para colegas de outro período da própria escola, pedindo colaboração para organizar a sala de aula, por exemplo. O bilhete deve ser escrito alfabeticamente e levando em conta os elementos que compõem o gênero textual;
  5. Escrita de legendas em fotos
    Apresente pelo menos três imagens para que as crianças escrevam legendas explicativas. Podem ser situações do cotidiano, dos estudos ou outras à sua escolha;
  6. Escrita de lista
    Proponha a escrita de uma lista de compras para a família, com pelo menos doze produtos que são consumidos por eles;
  7. Escrita de receita (texto instrucional)
    Ofereça às crianças a receita escrita de um lanche, apresentando os ingredientes: pão, rodelas de tomate, fatias de queijo, orégano e alface. A turma deve escrever o modo de preparo. A atividade precisa de uma organização anterior: imprima, em uma folha de sulfite, os ingredientes e linhas em branco no espaço do “modo de preparo” para que os alunos escrevem à sua maneira;
  8. Escrita de perguntas para uma entrevista
    As crianças devem escrever pelo menos duas perguntas para a produção de uma entrevista com um profissional que atue na escola. Pode ser a merendeira, o porteiro, outro professor, etc;
  9. Escrita de aviso
    Proponha a escrita de um aviso para ser fixado em um mural da escola. O tema pode ser limpeza, saúde ou qualquer outro que você considerar adequado. Há a possibilidade inclusive de mostrar um modelo a eles, do tipo “Não jogue lixo no chão!”

Atividades para avaliar a escrita dos alunos na Alfabetização

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem Atividades para avaliar a escrita dos alunos na Alfabetização”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.


Atividades para avaliar a escrita dos alunos na Alfabetização
4.5 (90%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *