Paulo Freire referência na história da Educação Brasileira

Paulo Freire referência na história da Educação Brasileira.

Paulo Freire referência na história da Educação Brasileira

Paulo Freire, professor pernambucano Paulo Freire (1921-1997) defendia transformações radicais para a educação. Entre suas inúmeras contribuições, estava a da necessidade de valorizar o conhecimento popular, integrando-o à pedagogia. Defensor incansável de um ideário democrático, Freire acreditava que a educação era a maior das armas contra a opressão e que a autonomia dos educandos deveria ser a principal conquista do fazer educativo. Para ele não existe ensino sem aprendizagem, em uma relação interdependente, de profundo respeito entre educador e educando.

Movimentos sociais

Vários movimentos sociais e políticos foram extremamente importantes para a história da educação integral no país. Vertentes e grupos da Igreja Católica, como as ações coordenadas por Alceu Amoroso Lima, grupos e iniciativas anarquistas, movimentos da luta por terra, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), grupos em defesa da educação popular – muitos deles inspirados por Paulo Freire, e movimentos de mulheres, contra a carestia e da educação ambiental figuram entre os muitos que defendem a atenção ao desenvolvimento integral dos estudantes e a corresponsabilidade pela educação.

Paulo Freire referência na história da Educação Brasileira
Paulo Freire referência na história da Educação Brasileira

Entre as suas várias contribuições à educação, Freire desenvolveu um método de alfabetização de adultos, baseado no contexto de vida dos educandos, evocando um princípio muito caro à educação integral – de vínculo e atenção ao território e às identidades dos sujeitos.

Além de sua vasta obra, o pedagogo foi secretário municipal de Educação em São Paulo, quando coordenou a implementação do Estatuto do Magistério, discutiu amplamente o direito dos profissionais da educação, apoiou as discussões sobre gestão democrática e lutou arduamente pelo direito irrestrito à educação pública para todos. O educador recebeu ainda o título de doutor Honoris Causa por 27 universidades, além de inúmeros prêmios internacionais e nacionais. Em 2012, foi declarado Patrono da Educação Brasileira.

Provavelmente um dos mais importantes pensadores da história do Brasil.É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.


Paulo Freire referência na história da Educação Brasileira

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Paulo Freire referência na história da Educação Brasileira”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.