Como abordar problemas de comportamento de forma eficaz e eficiente

Como abordar problemas de comportamento de forma eficaz e eficiente – Educar as crianças com consequências que realmente funcionam.

Pode ser realmente frustrante quando você tem que repreender seu filho 5 vezes durante o dia e parece que ele não se importa nem um pouco … ou quão exasperante pode ser rir, porque ele perdeu todos os seus privilégios. A maioria dos pais acha que suas conseqüências não são eficazes em algumas ocasiões.  Mas às vezes, basta fazer algumas mudanças simples nas técnicas disciplinares para mudar o comportamento das crianças.

Abaixo, você encontrará algumas maneiras de tornar suas consequências mais eficazes e que as crianças realmente começarão a mudar seu comportamento.

Como abordar problemas de comportamento de forma eficaz e eficiente – Seja consistente

As consequências positivas e negativas só funcionarão se você for realmente consistente com elas. Se você só tirar os videogames duas vezes de três que você bateu no seu irmão, não haverá mudança de comportamento. Seu filho precisa que você seja consistente e aplique a consequência negativa toda vez que você quebrar as regras.

Consistência é a chave para ajudar seu filho a aprender que ele não pode fugir com o mau comportamento. Você também deve ter em mente que, se por exemplo você disse a ele que você tira um privilégio por 24 horas, você não será capaz de devolvê-lo a ele de antemão. Você tem que fazer  o que diz e dizer o que realmente quer fazer … só assim o comportamento do seu filho mudará.

Como abordar problemas de comportamento de forma eficaz e eficiente

Como abordar problemas de comportamento de forma eficaz e eficiente – Essa atenção positiva não está faltando

Um relacionamento saudável com seu filho é a base necessária para a disciplina. Se seu filho te ama e te respeita (e vice-versa), as conseqüências serão muito mais efetivas. Seu filho precisa de tempo de qualidade com você todos os dias, mas se você está muito ocupado com o trabalho, pelo menos você terá que atendê-lo 15 minutos exclusivamente todos os dias. Quanto mais tempo você investe nisso, menos tempo terá que investir no emprego de consequências naturais.

Como abordar problemas de comportamento de forma eficaz e eficiente – Dê padrões de tempo

Não espere tempos exagerados, por exemplo, se contar ao seu filho; ‘Você não sairá com seus amigos até confiar em você’, não sabe o que esperar e o comportamento pode até piorar. Idealmente, você deve dizer a ele exatamente quanto tempo a consequência negativa será e por quê: ‘Você perdeu o comprimido por não ter pegado seu quarto apesar de todos os avisos. Se você quiser o tablet amanhã, terá que pegar o quarto hoje. Se o dia seguinte ainda não tiver o quarto pedido, são adicionadas outras 24 horas. Ou você também pode dizer coisas como: “Você pode recuperar seu telefone quando terminar o serviço doméstico e a escola”.

As consequências: imediata

As melhores conseqüências são aquelas que são imediatas. As consequências imediatas garantem que as crianças se lembrem do motivo pelo qual estão sofrendo e o que devem fazer para evitá-las. Se você levar alguns dias para dar as conseqüências, é provável que esqueça o que eles fizeram de errado e o que eles devem fazer para mudar seu comportamento para melhor.

No entanto, pode haver momentos em que não é possível dar consequências imediatas. Se você descobrir que seu filho teve problemas com o ônibus escolar há três dias, a consequência obviamente terá que ser adiada. Ou, se você se comportar mal antes de entrar no ônibus pela manhã, talvez tenha que esperar até chegar em casa antes de aplicar uma consequência.

Quando não for possível tornar a consequência imediata, entregue-a ao seu filho o mais rápido possível. Apenas deixe claro por que você está aplicando a consequência naquele momento e por que você não fez isso antes.

Lembre-se de não usá-los demais ou eles perderão seu valor.