Atividades sobre a Copa do Mundo

Selecionamos nesta postagem diversas Atividades sobre a Copa do Mundo, prontas para imprimir e com lindos desenhos para colorir. São Atividades Educativas e lúdicas para trabalhar em sala de aula ou como tarefa para casa, com alunos das series iniciais (Ensino Fundamental e Educação Infantil).

A Copa do Mundo de Futebol é um evento organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que mobiliza atenção da grande maioria dos países do mundo.

Em escola de todo o Brasil não é diferente, professores e demais funcionários da instituição utilizam este tema para trabalhar em sala de aula. E foi pensando nisso que selecionamos várias Atividades sobre a Copa do Mundo, confira:

Atividades sobre a Copa do Mundo – Troféu Copa do Mundo 2018 na Russia para colorir

Atividades sobre a Copa do Mundo - Troféu Copa do Mundo 2018 na Russia para colorir

Veja mais em: Desenhos para Colorir Copa do Mundo

Atividades sobre a Copa do Mundo – Capas para caderno

Atividades sobre a Copa do Mundo - Capas para cadernoAtividades sobre a Copa do Mundo - Capas para caderno

Também confira: Atividades de Interpretação de Texto Copa do Mundo

Atividades sobre a Copa do Mundo – Lobo Zabivaka – Mascote da Copa

O lobo vem para substituir Fuleco, o tatu-bola que foi o mascote da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. “Fuleco foi um grande sucesso no Brasil, crianças e adultos adoraram”, concluiu o Fenômeno.

Atividades sobre a Copa do Mundo

Todas as mascotes da Copa do Mundo

Atividades sobre a Copa do Mundo

  • Willie 1966 (Inglaterra) – Primeira mascote da história da Copa do Mundo de Futebol e uma das primeiras em grandes torneios esportivos. Leão é o símbolo tradicional da Grã-Bretanha, seu brasão nacional e emblema de sua associação de futebol. Está vestido com uma camisa com as cores da bandeira britânica com a inscrição “WORLD CUP” (Copa do Mundo).
  • Juanito 1970 (México) – O personagem usa um sombrero nacional e o traje da seleção do país. O nome dele é o diminutivo do nome Juan, popular nos países hispânicos. Durante a Copa as crianças locais se fantasiavam desse jeito, por isso as ruas se enchiam de mascotes vivas.
  • Tip e Tap 1974 (Alemanha) – Primeira mascote dupla na história da Copa do Mundo de Futebol. Em quase todas as línguas os nomes destas mascotes transmitem uma mensagem de otimismo. Estão vestidos com o traje da seleção da Alemanha com a inscrição WM (Weltmeisterschaft – Copa do Mundo) e o número 74.
  • Gauchito 1978 (Argentina) – A Argentina ganhou esta Copa. Seu chapéu, lenço e chicote são a indumentária tradicional dos gaúchos V (habitantes dos pampas). Em 1978 a Argentina se tornou o terceiro país a usar uma imagem de garoto como símbolo da Copa.
  • Naranjito 1982 (Espanha) – A primeira mascote que não é um ser vivo, mas um objeto. O nome deriva de “laranja” em espanhol. Esses frutos, cultivados em Murcia e Valência, são dos mais doces no mundo e são considerados os melhores para fazer sumos Está vestido com o traje da seleção nacional.
  • Pique 1986 (México) – México voltou a sediar a Copa e apresentou uma mascote comestível – uma pimenta chili. Seu nome tem origem na palavra “picante”, relacionada com essa especiaria. A pimenta Pique deu continuidade à tradição do uso de frutos e legumes como símbolos da Copa do Mundo.
  • Ciao 1990 (Itália) – Para nome foi escolhida a palavra italiana mais conhecida. Itália não manteve a tradição de escolher uma mascote “fofinha”. Ciao representa uma figura humana com as cores da bandeira italiana e uma bola de futebol como cabeça.
  • Striker 1994 (EUA) – A mascote foi criada pela gigante Disney. Pela primeira vez a mascote é acompanhada por uma grande campanha publicitária, são filmados vídeos promocionais e até desenhos animados. Está vestido com um traje com cores da bandeira dos EUA e a inscrição “USA 94”.
  • Footix 1998 (França) – O galo gaulês é o símbolo da França. Footix, criado pelo desenhador francês Fabrice Pialot, se tornou a mascote mais bem-sucedida de toda a história do futebol. Na Copa de 1998, a vitória coube à equipe nacional francesa. Seu nome deriva da palavra “football” com a terminação -ix, inspirada no gaulês Asterix – personagem muito popular na França e herói dos quadrinhos e filmes.
  • Ato, Kaz e Nik 2002 (Coreia do Sul e Japão) – As primeiras mascotes do novo século e das novas tecnologias. Estes seres imaginários, de cores amarela, roxa e azul e criados recorrendo a animação 3D, deveriam refletir o avanço dos países anfitriões em novas tecnologias e informática. Os três pertencem a um time de ”Atmobol” (um esporte imaginário semelhante ao futebol), Ato é o treinador, enquanto Kaz e Nik são jogadores.
  • Goleo VI e a bola Pille 2006 (Alemanha) – Pela primeira vez na história do torneio, a final decorreu sem a mascote, visto que a empresa fabricante faliu antes do início da Copa. O nome da mascote contém as palavras “gol” e “leo” (leão), enquanto Pille deriva do nome popular do futebol em língua alemã. O leão usa o traje da seleção nacional com o número 06.
  • Zakumi 2010 (África do Sul) – O nome Zakumi deriva de ZA (sigla internacional da África do Sul) e “kumi”, o que significa “dez” em algumas línguas africanas. Os cabelos de Zakumi foram pintados de cor verde para se camuflar no gramado do campo. Segundo a lenda, Zakumi nasceu em 16 de junho de 1994, ano da instauração da democracia sul-africana.
  • Fuleco 2014 (Brasil) – O nome Fuleco é formado pelas duas primeiras e a última letra da palavra “futebol” (Fui) e “eco” de ecologia. Fuleco gosta de dançar e usa figuras de dança locais como o samba. Fuleco é um tatu- bola, quando ele se enrola fica parecido com uma bola de futebol.
  • Zabivaka 2018 (Rússia) – A mascote foi escolhida pelos habitantes da Rússia por votação na Internet, em vez do sorteio tradicional. Foi elaborada pela estudante de design Ekaterina Bocharova. Veste uma camisa com a inscrição “RÚSSIA 2018” e usa uns óculos esportivos cor de laranja na cabeça. O traje apresenta y’ as cores nacionais branca, azul e vermelha do time da Rússia.
  • *Com informações da Sputnik Brasil.

Atividades sobre a Copa do Mundo – Cruzadinha

Cruzadinha – O que temos na copa?

Atividades sobre a Copa do Mundo

Atividades sobre a Copa do Mundo