Jogos para aprender as horas do relógio

Jogos para aprender as horas do relógio: Descubra quatro jogos para aprender as horas do relógio sem ser chato.

A criança estará pronta para aprender a ler as horas do relógio, quando ele pode contar pelo menos 60, ter uma ideia clara do conceito de tempo e entender as diferenças de quantidade expressas através dos números. Portanto, a maioria das crianças está pronta para desvendar os mistérios das horas entre 5 e 6 anos.

No entanto, apesar de as crianças serem como esponjas que absorvem tudo, talvez aprender a ler as horas do relógio não seja uma tarefa tão simples quanto se pensava. Nesse caso, nada melhor do que recorrer a jogos porque uma aprendizagem imposta é sempre entediante. Então, agora nós damos algumas idéias para que você possa ensinar seu filho a ler as horas do relógio de uma forma divertida.

Jogos para aprender as horas do relógio

4 jogos para ensinar às crianças as horas do relógio

O primeiro relógio

Antes de ir diretamente para ler as horas, é melhor preparar o terreno. Portanto, o mais aconselhável é que o primeiro relógio da criança não marque as horas, mas os eventos. Desta forma, você pode se apropriar do conceito de tempo.

Você pode pegar uma grande esfera de papelão e, em vez de escrever os números, desenhar as principais atividades que a criança realiza durante o dia. Por exemplo, você pode tirá-lo da cama, ir à escola, almoçar, fazer lição de casa, tomar banho …

Em seguida, corte algumas mãos e fixe-as ao centro. Peça à criança para atualizar o relógio com o passar do dia.

Faça um relógio real com placas de plástico

Tudo o que você precisa são duas placas de plástico, um percevejo, um marcador e um papelão. Pegue uma das placas e desenhe os minutos, de 0 a 55. Em seguida, pegue a outra placa, coloque-a em cima e desenhe as horas. Você deve se certificar de que as horas e minutos correspondem, porque agora você terá que cortar pequenas abas no relógio com as horas.

Depois, desenhe e corte algumas flechas no papelão, o maior para os minutos e o menor para as horas. Coloque-os nas duas placas usando um percevejo. Você terá que se certificar de que a placa com as horas está acima e a dos minutos abaixo, oculta.

O jogo consiste em girar as mãos para que a criança identifique a hora marcada. O interessante é que os minutos não estão à vista, então você terá que lembrar deles, mas se você esquecê-los, será o suficiente para levantar a aba do tempo para ver o minuto que está abaixo. Então você também pode praticar quando você não está ao lado dele.

Jogos para aprender as horas do relógio
Jogos para aprender as horas do relógio

Parcheesi da hora

É um jogo de tabuleiro muito divertido que imita o parchis para que as crianças possam praticar a leitura das horas. Pegue um papelão grande, de tamanho retangular e divida-o em pequenos quadrados, imitando uma placa de parchis. Dentro de cada quadrado, você deve colocar a imagem de um relógio indicando uma hora.

Cada jogador deve sair, rolando os dados, mas só pode avançar se ler corretamente quando a caixa que se aplica. Toda vez que alguém comete um erro, ele deve dar um passo para trás. Ganhe quem alcança o objetivo primeiro.

Bingo da hora

Neste caso, é sobre imitar o jogo de bingo, mas para a criança praticar as horas . Desenhe os cartões de bingo clássicos e dê um a cada jogador. Faça 5 × 5 grades nelas e desenhe uma estrela no centro. Marque cada caixa com um horário escrito em formato digital, como: 12:00.

Pegue um relógio analógico e mova as mãos arbitrariamente. Se corresponder a uma das horas que a criança tem no cartão, ele deve marcá-la, como no bingo. Ganhe quem receber 5 marcas horizontais, verticais ou diagonais.


Jogos para aprender as horas do relógio

Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

 Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA