Adolescentes, Dicas

A diferença entre pré adolescentes e adolescentes


A diferença entre pré adolescentes e adolescentes: Embora tenhamos passado por todos esses estágios, às vezes muitos pais podem não saber exatamente quais são as diferenças no estágio pré-adolescência e adolescência. A maturidade é um processo gradual e, embora seja possível identificar claramente que uma criança de 10 anos está no estágio pré-adolescente, quando passam alguns anos não é mais tão fácil saber onde ele está.

Existem diferenças físicas que são óbvias entre pré-adolescentes e adolescentes, mas também podem haver diferenças emocionais, sociais e até mesmo cognitivas. Em qualquer caso, eles ainda precisam (e sempre precisarão) do amor dos pais, de sua orientação e de seu apoio em todos os momentos.

A diferença entre pré adolescentes e adolescentes: O grande senso de independência

Alcançar a independência é o desafio enfrentado por pré-adolescentes e adolescentes, mesmo que às vezes se sintam um pouco ambivalentes. Muitos pré-adolescentes querem ser independentes e podem até se sentir envergonhados pelas demonstrações de afeto de seus pais, eles tentarão não demonstrar afeição apenas com a intenção de parecer mais independentes … especialmente se forem amigos íntimos.

Adolescentes mais velhos tendem a desafiar as regras dos pais, negociar para se safar, mas também são mais autoconfiantes (mais do que pré-adolescentes) e são capazes de resistir a pressões e conflitos potenciais por seu comportamento desafiador diante de regras que eles consideram injustas.

A diferença entre pré adolescentes e adolescentes
A diferença entre pré adolescentes e adolescentes

Entre 9 e 11 anos

Aos 9 anos, o início da pré-adolescência pode começar, embora seja mais comum começar aos 10 anos de idade. É um estágio que geralmente passa por um estágio de crescimento na preparação da puberdade. As meninas tendem a começar mais cedo, mas nas crianças dura mais tempo. 

No final da pré-adolescência é quando as meninas começam a menstruar e em ambos os sexos podem começar a ter pensamentos e sentimentos sexuais. Este é um momento em que as crianças se concentram mais em seus estudos e “o que querem ser quando crescerem”. As garotas, que são mais emotivas nessa fase, concentram-se mais na aparência e dão muita importância às amizades, até mais do que à família. As meninas podem desenvolver problemas de auto-estima devido a mudanças físicas.

Entre 11 e 14 anos

Crianças entre 11 e 14 anos podem ingressar em uma época em que podem apresentar características de jovens pré-adolescentes e adolescentes mais velhos, ou seja, podem ter momentos mais maduros e outros mais infantis. Essa faixa etária deseja se encaixar em grupos de adultos e pode passar horas conversando com amigos por telefone e desenvolver habilidades sociais dessa maneira .

Mas nessas idades eles também começam a desafiar a autoridade dos pais, concentrando-se em si mesmos, pensando que nada de ruim lhes acontecerá e assumem riscos desnecessários em muitas ocasiões. Eles são pensadores concretos e ainda acham difícil conectar suas ações com as consequências naturais.

Entre 15 e 18 anos

Nesta idade, as crianças já são adolescentes e são cada vez mais independentes. Eles podem tomar decisões sozinhos, podem fazer coisas por conta própria depois do colegial e até mesmo ter responsabilidade suficiente para ter empregos de verão. Eles também começarão a gastar menos tempo com os pais para passar mais tempo com os amigos. 

Nessa idade, eles são mais suscetíveis à tristeza e à depressão e podem estar mais envolvidos em acidentes de trânsito ou comportamentos não saudáveis. É por isso que é necessário trabalhar com crianças desde cedo para desenvolver boas habilidades sociais e ter bons valores.

As garotas já atingiram seu desenvolvimento completo, mas os garotos ainda têm alguns anos à frente para ganhar altura e músculos … e podem começar relacionamentos românticos. E nessas idades eles têm melhor capacidade de resolver problemas e entender os efeitos e as conseqüências de suas decisões.



One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *