Maneiras de incentivar habilidades sociais saudáveis ​​em crianças

Maneiras de incentivar habilidades sociais saudáveis ​​em crianças: As boas habilidades sociais são essenciais para a vida.

As habilidades sociais começam a se desenvolver a partir do momento em que nascemos, através da interação com os pais. No entanto, nossas vidas tendem a ser mais complexas e também nossas conexões e nossas expectativas. É por isso que é dever dos pais que as crianças possam adotar bons hábitos sociais para mantê-los na idade adulta.

 Não é apenas sobre a quantidade de tempo que seu filho gasta com outros que ensinam habilidades sociais apropriadas, existem três elementos essenciais que seu pequeno deve aprender a promover uma comunicação saudável com os outros: autocontrole, empatia e comunicação verbal É necessário orientar as crianças na direção certa quando se trata de interações positivas com outras pessoas.

Ensine seu filho sobre sentimentos e empatia

Se seu filho não entende como seu comportamento afeta os outros, ele pode não ver um motivo para agir de forma diferente. Não só você aprenderá empatia, mas também diminuirá a chance de agir de forma negativa em relação aos outros. Além disso, pode ajudar seu filho a apreciar os outros e ser apreciado por eles quando eles entendem como eles podem se sentir em cada momento.

Uma maneira de ajudar seu filho a desenvolver a empatia é falar sobre seus sentimentos. Pergunte-lhes o que os deixa felizes e o que os deixa tristes e por quê. Explique que as emoções são normais e o que as causa nelas. Seu filho será capaz de aprender habilidades de enfrentamento de uma maneira melhor se ele entender seus próprios sentimentos.

Seja um bom exemplo de emoções positivas

Os adultos têm dias ruins e haverá momentos em que você se sente irritável, é normal. No entanto, você deve ter uma boa capacidade de manter as emoções sob controle e assim poder orientar o comportamento de seus filhos com o seu exemplo. Se o seu filho faz algo que não gosta, você pode explicar por que isso é errado, ao invés de recorrer a gritos.

As crianças imitam nosso comportamento desde uma idade muito precoce, a maneira como reagimos às situações e a maneira como tratamos os outros, têm um grande impacto – positivo ou negativo – no modo como as crianças aprendem a comportar-se. interaja com os outros. É necessário que você seja um bom modelo de comportamento e emoções positivas para que seu filho possa aprender boas lições para sua vida.

Maneiras de incentivar habilidades sociais saudáveis ​​em crianças
Maneiras de incentivar habilidades sociais saudáveis ​​em crianças

Seja seu guia

Você deve ser sua melhor orientação, sempre pensando em quantos anos tem seus filhos. Os pais devem identificar o estágio do desenvolvimento social em que seu filho é para influenciar positivamente seus filhos. Enquanto cada criança se desenvolve a seu próprio ritmo, existem pistas sociais que as crianças aprendem e aprendem a melhorar – ou não – as habilidades sociais.

Por exemplo, uma criança de 2 ou 3 anos pode cumprimentar e dizer adeus, enquanto uma criança de 5 ou 6 anos é capaz de estabelecer limites para comportamentos que não passam. Outro exemplo é que a partir dos 7 anos, as crianças começarão a aprender empatia.

Identificar qualquer problema emocional ou social

Você pode fazer tudo o que estiver ao seu alcance para poder dar um comportamento social positivo ao seu filho, mas você ainda não pode se dar bem com os outros. Se esse tipo de padrão persistir, seu filho precisará de ajuda extra para determinar se ele tem uma desordem social, por exemplo, levando-o para o pediatra. Dependendo das necessidades de seu filho, diferentes ações devem ser levadas em consideração. 


Fonte: Etapa Infantil.

Maneiras de incentivar habilidades sociais saudáveis ​​em crianças

 Se gostou da postagem “Maneiras de incentivar habilidades sociais saudáveis ​​em crianças, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓ ESCOLA.