Ícone do site SÓ ESCOLA

Hipótese alfabética

Hipótese alfabética

Hipótese alfabética

Hipótese alfabética: Os alunos na hipóteses alfabética compreendem o sistema de escrita alfabético, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Suas preocupações e questionamentos são agora de ordem ortográfica e textuais.

Veja ainda: Hipótese silábico-alfabética.

Hipótese alfabética – Atividades para imprimir

Hipótese alfabética: Atividades

Escrita de lista de roupas:

Organize os alunos em duplas: um silábico-alfabético e um alfabético por dupla. Peça que eles escrevam, usando as letras móveis, uma lista com nomes de roupas que usamos. Cada um escreve a sua palavra, mas eles podem trocar ideias e pensamentos sobre a sua forma de escrever.

Faça boas perguntas aos alunos em relação às suas escritas. Por exemplo, para os silábicos, não adianta falar para que prestem mais atenção ou que falta letra na palavra. Para eles, isso não faz muito sentido. O melhor é pedir que a criança leia mostrando o que escreveu, perguntar se há outra maneira de escrever a palavra, que outras letras podemos usar para escrever determinada sílaba na palavra, entre outros questionamentos.

Para os alfabéticos, os questionamentos devem ser em relação às convenções ortográficas. Por exemplo, “que outras palavras você conhece que são parecidas com essa?” (têm som parecido, usam as mesmas sílabas), que outras palavras se iniciam como a palavra escrita, etc. Para dúvidas em relação à ortografia, esses alunos podem consultar, no pós escrita, o dicionário ou uma lista de palavras de referência anteriormente escritas pelo professor.

Uma  variação dessa atividade é oferecer as letras móveis exatas que compõem a palavra para que a criança escreva cada item da lista. Pode parecer simplificar o trabalho, mas esse é um fator de complexidade, para ambas as hipóteses, porque o aluno precisa adequar o que pensa sobre a escrita e a escrita alfabética.

Os silábicos-alfabéticos possivelmente tirarão ou acrescentarão letras, e os alfabéticos talvez peçam para trocar alguma letra “errada”. Ao saberem que é preciso usar todas as letras para a escrita da palavra, tentarão encontrar formas de adequar sua escrita.

Sair da versão mobile