Professores e alunos

Professores e alunos – Quando há uma sintonia verdadeira, não há nada mais mágico e já não existem limites entre a sala de aula e a rua. Tudo se embola poeticamente , como um poema de versos livres ou um quadro abstrato que nos leva a vagar por um labirinto de sentidos múltiplos.

Também veja:

Professores e alunos

Ainda existe muito formalidade e excesso de hierarquias entre professores e alunos. Ora, os primeiros são tratados como superiores por apresentarem uma bagagem cultural maior. Em outros momentos, por questões da sociedade capitalista que transformou a tudo em produto, os alunos têm primazia porque se tornaram clientes.

O que parece realmente importante numa sala de aula não é o professor nem os alunos, mas a relação que se estabelece. Relação esta que necessita de respeito e confiança de ambas as partes. Quanto mais um se entrega nas mãos do outro, de olhos fechados e coração aberto, mais fluente se torna o que surge desta hipérbole sentimental. E falando em sentimentos, ninguém consegue aprender ou ensinar só com a cabeça. A afetividade ressignifica tudo, fazendo conceitos frios e abstratos se transformarem em elementos da mais comezinha realidade.

E neste vai e vem, de emoção e razão, ensinamento e aprendizado, o professor acaba conhecendo mais sobre ele mesmo e o aluno se descobre como alguém capaz de produzir saberes e não apenas absorvê-los como uma esponja.

E quando o professor conhece mais a ele mesmo, percebe que tem muito a aprender e quando o aluno descobre que tem muito a ensinar, quer aprender ainda mais para produzir conhecimento cada vez mais e melhor.

E quando a sintonia é estabelecida de forma visceral, já não sabemos mais onde termina o ensinamento de um e começa o do outro. Quando a sintonia acontece de forma profunda, não há diálogo mais lindo, mais devastador, mais revelador. E todo mundo sai com a alma em chamas, esfolada, prestes a trocar a pele para novas realidades. Quando há uma sintonia verdadeira, não há nada mais mágico e já não existem limites entre a sala de aula e a rua. Tudo se embola poeticamente , como um poema de versos livres ou um quadro abstrato que nos leva a vagar por um labirinto de sentidos múltiplos. E quem tiver olhos para ver, ouvidos para escutar e coração para sentir entrará nesta dança louca sem medo de se assumir como um eterno aprendiz.


Professores e alunos

Escrito por: SÍLVIA MARQUES

Sou Professora Doutora em Comunicação e Semiótica , escritora e psicanalista lacaniana. Idealizadora do curso de Pós-graduação em Cinema do Complexo FMU e indicada ao Prêmio Jabuti em 2013. Autora do blog Garota desbocada. Meu canal no You Tube é Sílvia Marques Garota desbocada.

Se gostou da postagem “Professores e alunos”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA