Crianças que caminham com os pés descalços são mais inteligentes e felizes.

Crianças que caminham com os pés descalços são mais inteligentes e felizes: E seus filhos, você anda com os pés descalços?

Atualmente, a maioria das crianças usa sapatos praticamente desde que eles nasceram.Quer seja porque a moda o dita ou simplesmente porque os pais se preocupam com o envenenamento, o fato é que as crianças estão cada vez menos descalças. No entanto, o que muitos pais não sabem é que os pequeninos que estão descalços não são apenas mais felizes, mas também desenvolvem melhores habilidades cognitivas.

Crianças que caminham com os pés descalços são mais inteligentes e felizes.

Ir com os pés descalços estimula a inteligência das crianças

Um estudo realizado por especialistas da Universidade Complutense de Madri encontrou que caminhar com os pés descalços freqüentemente na infância estimula a maturação de algumas das funções cognitivas, promovendo o desenvolvimento proprioceptivo e melhorando o desempenho intelectual. Na prática, os pequeninos que andam com os pés descalços, muitas vezes amadurecem mais rapidamente do que seus pares, que sempre usam sapatos.

Os cientistas explicam que isso se deve ao contato direto dos pés com o solo, um mecanismo natural que favorece a transmissão de informação proprioceptiva ao cerebelo, de onde diferentes caminhos aferentes intervêm no controle do equilíbrio e na manutenção da postura. É a maneira do cérebro de conhecer a cada momento as posições de todas as partes do corpo, bem como a direção e velocidade dos movimentos.

No entanto, o que não foi reparado até recentemente é o fato de que a transmissão de informações proprioceptivas para o cérebro estimula a mielinização dos dendritos dos neurônios, o que, por sua vez, favorece o controle neuromuscular e o desenvolvimento intelectual. social das crianças.

No entanto, este não é o único estudo que destaca as vantagens de andar descalço. Outra investigação , desta vez realizada por cientistas da Universidade de Bournemouth, descobriu que os alunos que estão descalços na sala de aula têm um melhor desempenho acadêmico, em comparação com aqueles que continuam vestindo sapatos na escola.

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores analisaram milhares de crianças de 25 países diferentes ao longo de mais de 10 anos. Os especialistas descobriram que, quando os alunos tiravam os sapatos para estar na aula, eles estavam mais interessados ​​nos ensinamentos dos professores, estavam mais dispostos a participar das atividades escolares e tendiam a chegar mais cedo e a sair mais tarde, um sinal de motivação.

Os especialistas acreditam que isso é porque tirar seus sapatos faz com que as crianças “se sintam em casa” e relaxem, o que lhes permite abrir a aprendizagem, para que elas aprendam mais rápido e obtenham melhores notas.

Crianças que caminham com os pés descalços são mais inteligentes e felizes.

Outras vantagens de deixar seus filhos caminhar com os pés descalços em casa

1. Encoraja o desenvolvimento dos pés

Demonstrou-se que o uso precoce e contínuo dos sapatos dificulta o desenvolvimento adequado dos dedos dos pés, enquanto afeta o piso natural e encurta os músculos e os tendões das costas das pernas. Por outro lado, andar com os pés descalços muitas vezes permite que os pés cresçam de forma saudável, o que terá um efeito favorável na estabilidade das crianças e no desenvolvimento motor.

2. Melhorar a postura corporal

Foi demonstrado que o uso de sapatos desde uma idade precoce pode afetar a posição natural da coluna vertebral, aumentando o risco de aparência de alterações posturais a longo prazo. Este problema pode ser evitado indo descalço, assim como as crianças não precisam abaixar a cabeça para ver onde eles andam, o que favorece o desenvolvimento adequado da coluna vertebral.

3. Estimula emoções “positivas”

Está provado que andar descalço é um excelente exercício para liberar tensões e promover o relaxamento. Também estimula o sentimento de liberdade, o que torna as crianças mais abertas às experiências que as cercam e se sentem mais confiantes.

Com informações da Jennifer Delgado do site Etapa Infantil.


Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA