Por que uma criança pode ter pesadelos e medos noturnos

Por que uma criança pode ter pesadelos e medos noturnos: Descubra o que acontece para encontrar a solução.

Os pesadelos não são apenas sobre adultos, embora pareça estranho que uma criança que não tivesse medo antes do sono de repente começa a ter medo de coisas como escuridão, monstros sob a cama ou dormindo sozinho quando é outra coisa maior Mas faz muito sentido do ponto de vista do desenvolvimento e da sua evolução.

As crianças em idade escolar sabem como diferenciar a realidade da fantasia, mas vivem muita imaginação, uma imaginação que está crescendo plenamente na idade escolar. Além disso, nessas idades, as crianças geralmente têm maior acesso a programas e filmes, livros, revistas … para que uma criança possa receber mais mensagens de medo sem que ninguém as modere.

Confira ainda: Medos mais comuns nas crianças.

O mundo das crianças é muito maior do que quando era menor e, embora seja algo emocionante e divertido durante o dia, pode ser bastante assustador à noite.

Por que uma criança pode ter pesadelos e medos noturnos

Medo de noite:

O medo pode aparecer à noite: o medo da escuridão, a separação dos pais, o ruído, as pessoas más, os ladrões … é uma fase normal de desenvolvimento que ocorre mais do que os pais esperam , uma vez que uma criança pode ter medos até aos 9 anos de idade. As crianças em idade escolar podem entender que existem coisas no mundo que podem prejudicá-las e que seus pais nem sempre podem protegê-las.

Neste momento também temem que algo ruim possa acontecer com os pais. Como um adulto, uma criança entre 5 e 8 anos de idade pode ter problemas para “desconectar” a mente do repouso. As crianças podem se queixar à noite de um barulho terrível, embora eles realmente só tenham medo de uma guerra ou tiroteio que tenham visto nas notícias ou que seus colegas de escola tenham falado.

Os pais, nos primeiros 10 anos da vida de uma criança, devem ajudá-los a entender a diferença entre o perigo real – que um estranho se aproxima ou tem maus hábitos, como fumar – e o que pode ser perturbador, mas não representa uma ameaça pessoal imediato – como uma guerra que existe na outra parte do mundo.

Confira também: COMO AJUDAR SEU FILHO A ENFRENTAR OS MEDOS

Por que uma criança pode ter pesadelos e medos noturnos – Os pesadelos do meu filho são normais?

Se você fez todo o possível para tranquilizar seu filho e ainda tem comportamentos temerosos, é possível que seus medos tenham atravessado a linha de desenvolvimento normal e tenham passado por uma fobia ou um problema de ansiedade, algo que talvez você precise de um pouco de ajuda para enfrentá-lo.

Pode haver sinais que o ajudem a saber que é uma fobia como um choro repetido que dura alguns segundos para uma forma de medo de grandes proporções. Por exemplo, seu filho pode dizer-lhe que tem medo do escuro ou que liga as luzes de toda a casa para que os ladrões não entrem.

Medos noturnos ou pesadelos persistentes podem ser o resultado de um evento que o perturbou ou causou trauma em casa, na escola ou em outro contexto. Crianças com até 12 anos de idade estão conscientes e vulneráveis ​​ao estresse que existe em face de um divórcio, a morte de um parente, quando um pai perde seu emprego, quando eles mudam de professor, quando ocorre um ato de violência ou quando há um desastre natural. É evidente que esses medos e pesadelos também podem ser causados ​​pelo abuso físico ou emocional de outra pessoa e que se torna “o monstro na sala”.

Se o seu filho não quer dormir porque tem medo ou porque não quer sofrer pesadelos, ele pode ter muito medo e pode ter uma causa subjacente e emocional que deve ser abordada. Um profissional de saúde como seu médico pode recomendar um terapeuta para tratar esse caso. (Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA)