Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Confira nesta postagem uma excelente sugestão de Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita, indicadas para alunos das series iniciais.

Menina Bonita do Laço de Fita é um livro muito popular e um dos principais recursos na hora de trabalhar a consciência negra.

O livro conta a história de uma linda menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os ´conselhos´ da menina, mas continua branco.

Também confira 5 Livros para trabalhar o Dia da Consciência Negra.


Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Este Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita é um excelente recurso para trabalhar o Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

CONTEÚDOS E OBJETIVOS:

Buscar a sensibilização através da leitura do Livro “Menina Bonita do Laço de Fita”.

Dessa forma a criança terá o contato visual, a atividade envolverá um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, pois desenvolveram as disciplinas de Arte, Português e Sociologia.

A história expõe para o universo infantil um povoado conjunto de elementos lúdicos, mostrando o lado positivo das diferenças com ênfase na diversidade Étnico-Cultural. Essa atividade pode ser realizada com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental.

Tem como objetivo principal, primeiramente, incentivar a leitura dos educandos, mas principalmente tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra.

HABILIDADES:

Com a atividade é esperado que se desenvolva a socialização, raciocínio, trabalho em equipe, noção de diferenças e igualdades raciais, tradições, conhecimento da cultura Afrodescendente e o despertar do interesse por parte do aluno para assuntos relacionados.  A proposta é que articulem entre si os conteúdos aplicados, visando à construção do conhecimento mútuo. Primeiramente, pedimos que façam uma roda de conversa, depois da leitura, para a discussão sobre como eles se identificam com aquela história. Assim desenvolvendo também a capacidade intelectual de conversação, explorar ideias dos colegas e argumentação.

METODOLOGIAS:

Iniciar as atividades apresentando a história da autora e do livro, aproveitando tudo o que ele possa oferecer, proporcionando um tempo para que a criança a observe cuidadosamente. Em sala pede-se que a criança desenvolva trabalhos manuais sobre desenhos e pinturas africanas, com ênfase na história da África, relembrando o que diz a história da Menina quando diz que ela é “uma princesa das terras da África” ou “Uma fada do Reio do Luar”, questionar o que eles entendem com essas expressões com ênfase na história da África.

RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS:

Serão utilizados recursos dirigidos, ilustrações e textos. Como material didático será utilizado cartolina preta e branca, papel desenho para confeccionar a lua e as estrelas, lápis de cor e tinta guache colorida. Com esses matérias serão confeccionados desenhos sobre o que as crianças entenderam sobre o livro e o que mais gostaram. Com a tinta guache serão pintados o céu escuro e estrelado, etc.

AVALIAÇÃO:

Realizada durante o trabalho que será registrado frequentemente através de fotografias, filmagens e anotações. Dessa forma pode se fazer a avaliação individual e contínua de cada um e determinar o grau e quantidade de resultados alcançados em relação aos objetivos. Primeiramente, avalia-se a interação que a criança teve com a proposta aplicada. E, posteriormente, se o material desenvolvido por ela foi coerente com tal proposta. Analisa-se também se não houve nenhum de tipo de discriminação ocorrida durante a atividade, tanto com relação ao trabalho, quanto com os colegas. O critério de avaliação do professor também tem que ser coerente com a proposta, sempre valorizando o contexto em que a atividade foi realizada.

DADOS DA AULA:

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Incentivar o gosto pela leitura de histórias narradas;
  • Desenvolver habilidade de escrever frases a partir de gravuras;
  • Interpretar fatos da história a partir de perguntas sugeridas;
  • Tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:

3 aulas de 50 minutos.

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
(Ana Maria Machado)

Importante: Não podemos deixar de avisar a vocês leitores do SÓ ESCOLA que os livros aqui sugeridos não estão disponíveis para baixar, pois infringe os direitos autorais dos seus respectivos editores e autores. A unica forma legal de conseguir os mesmos de forma LEGAL é comprando em lojas físicas ou virtuais.

Confira algumas promoções e compre agora mesmo o seu ! (CLIQUE AQUI).

MOMENTO 1:

A professora, antes de apresentar o livro, iniciará a aula com uma conversa informal perguntando:
– Com quem a gente se parece?
– Todas as pessoas são iguais?
Mostrar a capa do livro “Menina bonita do laço de fita” e perguntar:
– Quem será essa menina?
– Como ela é?
– Quais as suas características?
– Como ela parece estar se sentindo?
Após explorar a capa do livro e ouvir o que as crianças tem a dizer a respeito das perguntas, fazer a leitura do livro, primeiro silenciosamente pelos alunos, depois em voz alta pela professora.

MOMENTO 2:

Trabalhar oralmente as características físicas da menina, associando às comparações do texto.
Em seguida, realizar a interpretação do livro:
Qual era a cor da pele da menina? Parecia com o que? Quem se lembra?
E o seu cabelo? O que sua mãe fazia nele?
Seus olhos se pareciam com o que?
Como era o coelho?
O que ele descobriu?
Qual a conclusão que o coelho chegou sobre a cor da pele da menina?
Por que os filhotes do coelho nasceram um de cada cor?
Deixar claro que cada um de nós tem suas características, oriundas de sua família. Sendo assim, somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.

MOMENTO 3:

Recolher as fotos trazidas pelos alunos e colar em grande cartaz dizendo: Diferenças: não basta reconhecê-las é preciso valorizá-las!
A professora deve pedir que olhem o cartaz com as fotos e procurem em seus parentes alguma característica parecida com a sua. Havendo alguma foto ou criança negra na sala, a professora poderá ressaltá-la, dizendo das semelhanças com a menina da história.

MOMENTO 4:

Para esse momento a professora deverá xerocar a ilustração abaixo e entregar as 3 imagens recortadas e embaralhadas para cada criança (1 cópia para cada um)
Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita - Series Iniciais.
Pedir para as crianças colarem na ordem (em uma folha ofício A4) as tentativas do coelho para conseguir ficar da cor da menina. Após a colagem, pedir que escrevam uma frase para cada cena.

MOMENTO 5:

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita - Series Iniciais.
Ler o enunciado com as crianças e explicar o que deve ser feito. Quando todas acabarem de fazer a correção no quadro, pedir:
Circule a primeira letra de cada palavra que forma o título do livro.
Pinte de azul (por exemplo) a última letra de cada palavra que forma o título do livro.

AVALIAÇÃO:

  • Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas respostas às questões colocadas;
  • Avaliar se compreenderam a sequência dos fatos ocorridos com o personagem (momento 4);
  • Observar se conseguem associar letra a número;
  • Analisar o progresso de escrita e a criatividade ao produzir frases;
  • Anotar as conclusões das crianças para verificar o nível de compreensão da história e da importância de valorizar as diferentes raças.

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita em PDF.

Para ter acesso ao Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita em PDF confira o link a seguir e baixe: