Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra.

Nesta postagem selecionamos nesta postagem várias ideias de Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra, que são excelentes recursos para trabalhar com alunos da educação infantil e fundamental.

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

A sociologia, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Veja Também: Murais dia da Consciência Negra – Dicas de Mural e Painel.

Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra.

Durante muito tempo, as máscaras africanas foram vistas pelos colonizadores europeus como peças exóticas, exibidas como curiosidades nos museus ou nas residências de viajantes ricos. Para os povos africanos, contudo elas tem um significado espiritual e religioso e, desde tempos remotos, são usadas em celebrações, nascimentos, rituais de iniciação, colheita, funerais, casamentos, preparação da guerra, para curar doentes e outras situações.

Nas escolas de todo o pais professores e alunos trabalham com máscaras africanas no Dia da Consciência Negra, confira a seguir sugestões de “Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra.”

Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro. Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro.

Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro.

Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro.

Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.

Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro.

Mural de Máscaras Dia da Consciência Negra: Trabalhando com os alunos.

  • trabalhos com textos que abordam temas referentes a arte africana;
  • pesquisa com os alunos, na internet, imagens de máscaras africanas e quais situações elas eram e são usadas nos dias atuais;
  • cada aluno escolhe uma máscara que pesquisou na internet e faz uma recriação daquela máscara, ainda em uma folha como molde;
  • confecção das máscaras usando papéis cartão coloridos, grãos de feijão e milho, lacres de latinha de refrigerante, penas, e.v.a., tnt, etc.

Confira mais aqui (Máscaras Dia da Consciência Negrapara imprimir e baixar em PDF.