Como estimular o autocontrole em crianças

Como estimular o autocontrole em crianças? Conheça cinco exercícios práticos para estimular o autocontrole das crianças. Com informações do site etapa infantil.

As crianças são impulsivas por natureza. Ao contrário dos adultos, quando são pequenos não conseguem medir as consequências de suas ações e agir sem pensar demais. Isso ocorre porque, nas primeiras idades, as conexões do lóbulo pré-frontal, relacionadas à capacidade de pensar e agir de forma racional, não foram amadurecidas o suficiente.

Portanto, as crianças geralmente respondem a estímulos quase instantaneamente, até que tenham cerca de sete anos de idade, eles podem não ser capazes de regular conscientemente suas reações.

Não deixe de conferir: Os maus exemplos que os pais dão a seus filhos

Dicas para ensinar o auto controle em crianças

  • Nomeie os sentimentos;
  • Mostre empatia;
  • Estabeleça limites de comportamento aceitáveis;
  • Ensine-o a resolver o problema;
  • Dê o exemplo; Mantenha-se calma;
  • Ensine-o a reconhecer os sinais;
  • Ensine-o a se acalmar;
  • Ensine-o a liberar a sua raiva de forma positiva;
  • Peça ajuda quando ficar nervosa.

Se os pais não promovem essa capacidade, as crianças não terão as ferramentas cognitivas necessárias para regular adequadamente seu comportamento. Portanto, é importante ensiná-los no início de algumas estratégias que incentivem o autocontrole.

Como estimular o autocontrole em crianças

Confira 5 excelentes exercícios para estimular o autocontrole em crianças:

1. Tempo limite

O exercício de tempo limite é um dos métodos mais populares para melhorar o autocontrole em crianças. É um treinamento muito eficaz que estimula a capacidade de conter respostas impulsivas e emoções tranquilas, fora do ambiente que desencadeou o problema. Consiste em criar um espaço no qual a criança possa se acalmar cada vez que ele sente a ira aumentar. Este lugar pode estar em qualquer lugar dentro ou fora da casa, mas é importante que seja um espaço neutro que promova o relaxamento, para que a criança seja tranqüilizada. A idéia é mudar o ambiente para reduzir a tensão e recuperar a calma … e o adulto para acompanhá-lo.

2. Bolhas de sopro

É divertido como um jogo tão simples como soprar bolhas pode estimular o autocontrole na criança, mas a verdade é que seus resultados são excelentes. Esta estratégia ajuda a regular as respostas impulsivas da criança através da sua respiração, produzindo um efeito muito semelhante ao obtido com a técnica de respiração diafragmática. 

Como estimular o autocontrole em crianças? 5 exercícios para estimular

O mecanismo é simples: enquanto a criança sopra para fazer as bolhas, sua respiração diminui, a pressão sanguínea baixa e sua freqüência cardíaca normaliza. Desta forma, a criança se sente mais relaxada e pode controlar melhor seu comportamento.

3. Prática de artes marciais

O exercício físico tem enormes benefícios para o cérebro, especialmente quando se trata de atividade aeróbica. No entanto, um estudo publicado na revista Applied Developmental Psychology garante que o treinamento em artes marciais é mais eficaz do que os exercícios tradicionais e pode melhorar a auto-regulação em crianças nos níveis cognitivo, emocional e comportamental. O segredo reside no fato de que as artes marciais exercem a mente e o corpo, propiciando um equilíbrio, ao ensinar as crianças a controlar seus impulsos.

4. Abraços de contenção de oferta

O carinho expressado através de um abraço pode ser muito mais eficaz do que pensamos. Na verdade, é sabido que, quando abraçamos crianças, estimulamos a liberação de oxitocina, um hormônio que inibe o estresse e proporciona uma sensação de bem-estar. Desta forma, as crianças não só se sentem amadas, mas também mais relaxadas e tranquilas. Portanto, uma boa estratégia para ajudá-los a ganhar controle de si mesmo é tentar abraçá-los quando eles perderam a paciência, desta forma você não só irá segurá-los de volta, mas também irá acalmar-los e transmitir seu amor para eles. Esse abraço deve ser afetuoso, mas também firme.

5. Torne-se seu padrão de autocontrole

A melhor maneira de ensinar o autocontrole às crianças é tornar-se seu modelo de auto-regulação. As crianças muitas vezes imitam os comportamentos dos adultos e, se eles têm um bom padrão de autocontrole, eles certamente acabarão aplicando essas mesmas estratégias para regular seu comportamento. A explicação para este fenômeno vem da mão dos “neurônios espelho”, um tipo de células cuja função é imitar o comportamento das pessoas que nos rodeiam e que colocam as bases da aprendizagem por imitação. Desta forma, se você se tornar um exemplo de comportamento para seu filho e for capaz de manter o controle e regular seu comportamento na frente dele, você o estimulará a agir de forma semelhante.


Significado de Autocontrole:

  • Capacidade de controlar ou de ter o domínio sobre seus próprios impulsos, emoções e paixões; controle sobre si mesmo.
  • Controle emocional ou expressão de equilíbrio diante de; autodomínio: nunca perdi o autocontrole diante das críticas.

Como estimular o autocontrole em crianças?

Traduzido por – SÓ ESCOLA.