A Caracol Sonhadora

A Caracol Sonhadora – História Infantil por Carolina Rodrigues da Silva Souza.

A Caracol Sonhadora

A Caracol Sonhadora - História Infantil - Por Carolina Rodrigues.

Em uma colorida e cheirosa horta vivia uma caracol meiga e determinada. Era sonhadora, um de seus maiores sonhos era o de ser corredora, correr para conhecer o mundo além de sua horta. Não que ela não gostasse de viver entre as alfaces e as cenouras, pelo contrário, a caracol era muito feliz e grata por morar em um lugar tão gostoso e com tantos alimentos saborosos, era realmente tudo que um caracol precisava.

Como todo caracol, ela era lenta em relação aos outros animais, porém sua imaginação era fértil e ágil como um foguete. Suas imaginações de como seria o mundo além do cercado lhe deixava cada vez mais motivada a querer ver tudo isso de perto. Como seria viver em outros lugares e poder conhecer outros animais, outros alimentos, outro tipo de terra? Tudo isso era no mínimo muito interessante e animava a vida da vagarosa caracol.

Todo dia bem cedinho, antes de começar o treinamento, a doce caracol comia uma bela folha de agrião, beliscava umas salsinhas e aproveitada o adubo macio e ainda úmido de orvalho.

Enquanto deslizava e suava, sua cabeça não parava de imaginar e se encher de perguntas:

“Será quantos animais vivem pelo mundo? O que será que eles comem? Como são suas casas? O que gostam de fazer? E quais são seus sonhos?

Certo dia, em seu treinamento diário, a caracol foi interrompida por uma lesma:

– Me canso só de te ver correr, ou melhor, tentar correr. Posso saber pra que a pressa?

– Estou correndo atrás do meu sonho. Se fosse você faria o mesmo. Respondeu a Caracol determinada.

– Caracol, sejamos realistas: caracóis e lesmas não foram feitas para correr atrás de nada. – Disse a dona lesma.

– Dona lesma, se você acredita que pode, você tem razão. Se você acredita que não pode, também tem razão. Eu prefiro acreditar que posso. Se fosse você também acreditaria. – Respondeu a caracol, deslizando pra lá e pra cá.

– Mas até uma formiga anda mais rápido que você!

– Disse a lesma. – Tem razão, mas hoje estou correndo três vezes mais que a semana passada. Em breve estarei pronta para conhecer o mundo. – Respondeu a caracol sem parar o treino.

Ouvindo a força de a vontade e a determinação da caracol, a dona lesma ficou pensativa, ela nunca tinha visto alguém que acreditava tanto em si mesmo.

– Então você acha que eu posso mudar e também posso realizar meus sonhos? – Perguntou a lesma desconfiada.

– Tenha certeza que sim, acredite mais e comece a agir com todo seu coração e tudo dará certo. – Respondeu a caracol.

E após conversar com a Caracol, a lesma saiu cheia de esperança e vontade de mudar também, de fazer algo diferente

A Caracol seguiu seu sonho e foi-se embora, atravessou a cerca e seguiu seu caminho. Logo todo um mundo se fez lá fora diante seus pequenos olhos. Quantos cheiros, cores e sabores diferentes. Quantos animais, casas e histórias. Quantos sonhos realizados e novas aprendizagens. Era tudo muito maior e melhor do que ela havia imaginado.

Seu coração se transbordou de gratidão. E quanto mais ela corria pelo mundo, mais ela tinha certeza que todo seu esforço valeu a pena. E que a vida fica muito mais alegre e divertida quando a gente sonha e corre atrás. Todos somos capazes, basta querer!!!

A Caracol Sonhadora - História Infantil - Por Carolina Rodrigues.

A Caracol Sonhadora – História Infantil em PDF.

Pensando em facilitar para vocês estaremos disponibilizando a seguir a história infantil “A Caracol Sonhadora” em PDF. Para ter acesso é muito simples confira o link a seguir:


Por: Carolina Rodrigues da Silva Souza.
Literatura é arte, e a arte é fundamental.Tem papel importantíssimo na construção dos seres humanos. Expande-nos para muito além dos nossos limites e faz despertar o que há de melhor dentro de nós. Aguça nossa criatividade, nos fazendo enxergar o mundo de uma forma diferente, e nos faz questionar, refletir e aprender sobre o que há a nossa volta e em nosso interior. Poder proporcionar isso a uma criança, que está em processo de formação de valores e virtudes, é algo sublime que faz enxergar um futuro onde a empatia, o respeito e o amor seja a lei operante.

Assim posso afirmar que a arte é um dos caminhos para salvar o mundo!