A caixa da raiva: Excelente para trabalhar com Sentimentos e Emoções

A caixa da raiva: Agora você pode pôr em prática em casa

Confira: Por que as crianças têm crises de raiva?

A caixa da raiva é uma técnica desenhada pela psicóloga espanhola Marina Martín, baseada na história infantil “Vaya Rabieta”, do escritor francês Mireille d’Allancé.

A história é sobre Roberto, um menino que tem um dia ruim desde que ele recebe várias reprimendas, então ele acaba ficando frustrado e expressa sua raiva com um grande birra. Na história, o bermuda é ilustrado como um grande monstro que deixa a criança e controla todas as ações, destruindo tudo em seu caminho.

No entanto, quando Roberto percebe o dano que ele está causando, ele decide consertar tudo o que ele destruiu.

Veja Também:

Então, enquanto ele arranja as coisas, o monstro cresce cada vez mais pequeno até que seja tão pequeno que Roberto encerra dentro de uma caixa para nunca mais sair.

Esta é precisamente a ideia central sobre a qual a caixa da raiva se baseia, uma técnica perfeita para ensinar as crianças a estar conscientes de suas próprias emoções, reconhecer o impacto que têm sobre os outros e aprender a regulá-los, através da Artes gráficas.

A caixa da raiva: O que é isso e como aplicar a técnica.


A caixa da raiva: Como aplicar a técnica da caixa da raiva?

A caixa da raiva é uma técnica muito fácil de aplicar. Basicamente, toda vez que a criança faz BIRRA ou se sente frustrada, ele deve expressar sua raiva em um desenho livre,uma estratégia que lhe permitirá canalizar suas emoções, relaxar as tensões acumuladas e aliviar a frustração.

No final do desenho, é provável que sua raiva também tenha passado. Então a criança deve contemplar o que ele desenhou para aumentar a consciência das emoções que ele capturou no papel, neste momento ele pode ser convidado a fazer “mãos” e “pés” em seu desenho para personalizar seu monstro de raiva, o que tornará a técnica ainda mais divertida. Então você deve enrugar o papel, e com ele o personagem, e depositá-lo em uma caixa com uma tampa para que seu monstro de raiva não saia novamente.

A coisa mais importante sobre esta técnica é que a criança faz suas emoções negativas conscientes e aprende a controlá-las de forma simples. Essa estratégia simples ajudará a redirecionar sua raiva para mais emoções positivas, enquanto ensina você a controlar suas explosões de raiva ou agressão.

A caixa da raiva: Excelente para trabalhar com Sentimentos e Emoções

Com informações do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.