Simulado Prova Brasil com Gabarito.

Simulado Prova Brasil: A Prova Brasil é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram. Além disso, a participação não é obrigatória.

Participam as escolas urbanas e rurais que possuam pelo menos 20 alunos nas séries avaliadas.  Escolas com até 10 alunos nas séries avaliadas podem pleitear a realização da Prova Brasil. Muitas aderem para terem o resultado do Ideb, já que a nota da Prova Brasil é um dos componentes do índice. 

Não deixe de ver: Simulados ANA – Português e Matemática

Prova Brasil – Apresentação.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis para  toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.

Matrizes da Prova Brasil e do Saeb

 Nos anos em que a Prova Brasil e o Saeb são aplicados, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica, que possuem turmas de quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, recebem os cadernos Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.Os cadernos trazem informações aos gestores e professores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação, os descritores e uma série de exemplos de itens (questões) sobre língua portuguesa e matemática das séries a serem avaliadas.

Caderno da Prova Brasil 2011 Caderno do Saeb 2011


Simulado Prova Brasil 2011

Simulado Prova Brasil – Questões 5º ano:

Simulado Prova Brasil – Questões 9º ano:

Simulado Prova Brasil – Questões 3º ano do Ensino Médio:

Simulado Prova Brasil – 5º ano de Português.

Estas questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE – AC, SADEAM – AM, SAEPI – PI, SPAECE – CE, SAEPE – PE, PAEBE – ES, SABE – BA, PROEB – MG, SAERJ – RJ, SAEGO – GO, SAERO-RO, PROMOVER – MS, SAEMS – MS, SAERS – RS, Avalia BH, SAVEAL – AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade – SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp – SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens – Matemática e concursos públicos, entre outros.

Simulado Prova Brasil – Cadernos De Atividades Português  – SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), realizada por amostragem das Redes de Ensino tem foco nas gestões dos sistemas educacionais; e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) enfoca cada unidade escolar e recebe, em suas divulgações, o nome de Prova Brasil.

As avaliações do SAEB são aplicadas por amostra em alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio. As informações obtidas a partir dos levantamentos do Saeb também permitem acompanhar a evolução da qualidade da Educação ao longo dos anos, sendo utilizadas principalmente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação na definição de ações voltadas para a solução dos problemas identificados, assim como no direcionamento dos seus recursos técnicos e financeiros às áreas prioritárias, com vistas ao desenvolvimento do Sistema Educacional Brasileiro e à redução das desigualdades nele existentes.

Cadernos de Atividades de Língua Portuguesa.

Matriz de Referência de Língua Portuguesa – SAEB/ PROVA BRASIL

1. Procedimentos de Leitura
2. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto
3. Relação entre Textos
4. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
5. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
6. Variação Lingüística

Descritores:

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto.
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse respeito.

Simulado Prova Brasil de Língua Portuguesa.

Simulado Prova Brasil – Cadernos De Atividades Matemática  – SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), realizada por amostragem das Redes de Ensino focando as gestões dos sistemas educacionais; e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) focando cada unidade escolar e recebe em suas divulgações, o nome de Prova Brasil.

As avaliações do SAEB são aplicadas por amostra em alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, as quais são utilizadas para determinar o Ideb, que foi criado pelo MEC para atender à necessidade de se estabelecer padrões e critérios para acompanhar o sistema de ensino no país. O índice combina taxas de aprovação, repetência e evasão com os resultados das avaliações de desempenho como a Prova Brasil (4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental) e do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica, para os alunos do Ensino Médio).

Não deixe de ver também: Simulado de Matemática para primeiro e segundo ano

As informações obtidas a partir dos levantamentos do SAEB também permitem acompanhar a evolução da qualidade da Educação ao longo dos anos, sendo utilizadas principalmente pelo MEC e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação na definição de ações voltadas para a solução dos problemas identificados, assim como no direcionamento dos seus recursos técnicos e financeiros às áreas prioritárias, com vistas ao desenvolvimento do Sistema Educacional Brasileiro e à redução das desigualdades nele existentes.

Cadernos de Atividades de Matemática.

Temas da Matriz de Referência de Matemática – SAEB/PROVA BRASIL

I – Espaço e Forma;
II – Grandezas e Medidas;
III – Números e Operações /Álgebra e Funções;
IV – Tratamento da Informação.

Conteúdos Estruturantes de Matemática da Educação Básica

1. Geometrias
2. Grandezas e Medidas
3. Números e Álgebra
4. Tratamento da Informação

Simulado Prova Brasil de Matemática