Planos de Aula, Planos de Ensino

Plano de Aula – Modelos de Planos de aula


Plano de Aula: Planejar a aula é muito importante e essencial em diferentes setores da vida. Na escola não é diferente.

O plano de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. Afinal, por mais preparado que pode ser o professor, ninguém quer dar aulas monótomas e desorganizadas.

Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula. Para auxiliar você educador na sua atividade docente selecionamos várias modelos e exemplos de planos de aula prontos, confira:

Confira vários modelos prontos de plano de aula clicando aqui.(Vários temas diversos).

Plano de Aula como fazer:

Siga 7 passos simples e organize seu plano de aula:

  1. ESCOLHA O TEMA

Toda aula precisa de um tema principal, que deverá ser minuciosamente desdobrado. Escolha um nome interessante, que estimule o interesse do aluno, e faça relações com o seu conteúdo.

  1. DEFINA OS OBJETIVOS

O que você deseja ensinar aos seus alunos ao abordar determinado assunto? Pensando assim, pode ser mais fácil pontuar os objetivos específicos de cada aula.

  1. PONTUE OS CONTEÚDOS

É nesse momento que será definido o conteúdo programático ligado ao tema já estabelecido anteriormente.

  1. ESTABELEÇA A DURAÇÃO

Para que você não se perca em meio aos conteúdos a serem passados em sala de aula, estipule um período para abordar cada um deles, de modo que consiga fechar o seu raciocínio em tempo hábil.  Evite que sejam acumulados conteúdos. Caso a sua programação esteja muito extensa, procure reduzi-la ou dividi-la.

  1. ESCOLHA OS RECURSOS

Para obter êxito em suas aulas, defina quais materiais serão utilizados. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas.

  1. DEFINA A METODOLOGIA

Para que o tema em questão seja bem trabalhado, é necessário que defina as etapas a serem seguidas na aula. A metodologia se refere aos caminhos a serem percorridos pelo professor, em vista de alcançar os objetivos estabelecidos.

  1. FAÇA A AVALIAÇÃO

Após a finalização da aula, é fundamental que você faça uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários das crianças, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino. Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo.

Existem vários vídeos na internet com passo a passo bem explicado, caso você ainda tenha dúvidas essa dica pode te ajudar, confira:

Como fazer Plano de Aula passo a passo:

Como fazer um Plano de aula com todos os critérios


Plano de Aula – Modelo de Ficha:

Outra alternativa na hora de montar seu plano de aula é utilizar modelos prontos, confira  a seguir uma ficha de plano de aula para imprimir:

Plano de Aula - Modelos e Exemplos de Planos de aula

Plano de Aula - Modelos e Exemplos de Planos de aula


Modelos de plano de aula anual –  1° ao 5° ano:

O site Educação e Transformação está disponibilizando alguns modelos de plano de aula do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, confira:


Plano de Aula – Como Organizar um plano de aula:

Ainda está com dúvidas? Calma, talvez este outro modelo seguindo outra perspectiva pode te ajudar:

Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:

  • Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
  • Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
  • Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
  • Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
  • Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
  • Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.

Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou – 5)

COMPETÊNCIAS :

Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou – 3)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).

AÇÃO DIDÁTICA:

Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3)
Exemplo:
  • Primeiro Momento
  • Segundo Momento
  • Terceiro Momento

HABILIDADES

O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.

AVALIAÇÃO

Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA. (+ ou – 3

BIBLIOGRAFIA

Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.

Confira também outros modelos e exemplos de planos de aula anuais – CLIQUE AQUI.
Se gostou da postagem,“Plano de Aula – Modelos e Exemplos de Planos de aula” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SOESCOLA.



2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange