Itens obrigatórios e proibidos no dia da prova do ENEM 2017.
Dicas

Itens obrigatórios e proibidos no dia da prova do ENEM.


Fique atento e não deixe de fazer a prova por um erro, confira a lista de Itens obrigatórios e proibidos no dia da prova do ENEM.

Itens obrigatórios e proibidos no dia da prova do ENEM.

Longe de ser um detalhe mínimo na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, a caneta que os participantes irão usar para responder a prova merece atenção. De acordo com o edital, é permitido o uso, apenas, de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O candidato deve ficar atento a este e outros itens que serão ou não permitidos nos dias 5 e 12 de novembro, quando será aplicado o exame.

Veja Também: Dicas para não se atrasar para as provas do ENEM

A apresentação de documento de identidade original com foto é obrigatória. São considerados documentos, por exemplo, carteira de identidade, passaporte e carteira nacional de habilitação. Atenção: carteira de estudante não será aceita. Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala. Não é permitido portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos na Lei nº 10.826/2003.

Proibidos no dia da prova do ENEM.

O candidato não deverá levar para o local de prova nenhum dos seguintes itens: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais impressos, anotações, dispositivos eletrônicos (máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie), chaves, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

Uma vez que os objetos citados acima são proibidos em sala, aqueles que estiverem com algum desses itens precisarão depositá-los em um porta-objeto diante do fiscal antes do ingresso no local da prova. O envelope será lacrado e identificado com o nome do candidato. Celulares e outros dispositivos eletrônicos também serão guardados e precisarão, obrigatoriamente, estar desligados.

Itens permitidos (com ressalvas)

Apesar das proibições citadas acima, os candidatos podem ingressar nos prédios onde serão aplicadas as provas com os objetos citados, inclusive telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, contudo, eles devem ser desligados e guardados na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador.

Vale ressaltar que a embalagem deve ser lacrada, identificada pelo participante antes de ingressar na sala de provas e mantida embaixo da carteira durante a realização das provas. Os candidatos também podem levar biscoitos/bolachas, barras de cereais, balas, chocolates, frutas, além de água e outros líquidos não alcoólicos, desde que estejam em garrafas transparentes e sem rótulos.

Itens obrigatórios e proibidos no dia da prova do ENEM.

Fonte: MEC – Assessoria de Comunicação Social


Itens obrigatórios e proibidos no dia da prova do ENEM.
Qualifique está postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *