Isso ou Isto? Qual é o Certo?

Isso ou Isto? Qual é o certo? As duas palavras são pronomes demonstrativos – Situam alguma coisa no tempo, no espaço e no discurso. Ambas as palavras existem, porem devem ser usadas em momentos diferentes. O que diferencia uma da outra é uma questão de referencial (Tempo e Espaço).

Não deixe de conferir também: Por causa que ou Por causa de?

Isso ou Isto? Quando usar:

São realmente parecidos não é mesmo? A diferença é que ISSO (esse, esses, essa, essas) é usando para fazer referência a coisas ou fatos passados no texto. ISTO (este, estes, esta, estas) se refere a coisas ou fatos que ainda aparecerão. Embora se faça uma certa confusão hoje, o emprego adequado é exatamente o que acabamos de expor.

Isto:

ISTO preocupa a mãe: o filho está demorando.

ISTO: O filho está demorando


Isso:

O filho está demorando, e ISSO preocupa a mãe.

ISSO: O filho está demorando.


Pronome demonstrativo: Aquilo.

Também existe o pronome demonstrativo aquilo que é usado quando o que está a ser demonstrado está longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala. Também se usa para referir um passado muito distante.

Exemplos com aquilo:

  • Aquilo ali é dele.
  • Aquilo foi o melhor de tudo.

Isso ou Isto? Vídeo.

Tem dúvidas ainda? Calma nós vamos te ajudar. Confira este vídeo que encontramos no YouTube:


Não deixe de conferir também Havia ou Haviam? e se possível não deixe de compartilhar com seus amigos.

Se gostou da postagem,“Havia ou Haviam? Concordância Verbal” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.