Habilidades Expressivas na Educação Infantil

As habilidades expressivas estão diretamente ligadas a nossa comunicação, a nossa relação com o mundo e com as pessoas.

Confira também: A importância do lúdico ligado às habilidades motoras

Habilidades Expressivas na Educação Infantil

As habilidades expressivas podem ser a:

1) FLUÊNCIA VERBAL

A habilidade de falar, ter fluência no falar e saber se expressar através das palavras, nesta habilidade recomenda-se a utilização da música para justamente ser utilizada como ferramenta pedagógica através de cantigas.

2) O RÍTMO

Como o próprio nome diz, o ritmo é um dos 3 principais parâmetros para que compõe a música. O ritmo está presente em todo nosso dia a dia, nosso corpo é ritmo. O ritmo é fundamental para se obter equilíbrio em todos os aspectos e habilidades.

3) A EXPRESSÃO DRAMÁTICA

O ser humano enquanto vive na sociedade, está a todo tempo vivenciando e praticando o que podemos definir como: papeis sociais no “ Teatro da Vida” . São exatamente aqueles papéis que representamos no nosso dia a dia. Por isso é importante se trabalhar habilidades de expressão dramáticas ligadas as expressivas com as crianças.

4) DICÇÃO

A dicção é importantíssima na fala, é fundamental para a comunicação e expressão, justamente para que as pessoas entendam o que estamos falando.  Não existe ferramenta lúdica melhor que a música para desenvolver tal habilidade com as crianças.

5) DESTREZA MANUAL

A destreza manual nada mais é que, a capacidade que nós desenvolvemos de manipular objetos. Esta habilidade em específica, estará presente em toda nossa vida.

Portanto educador é muito importante entender que no desenvolvimento global da criança, devemos priorizar todas estas habilidades, porque é através delas, que a criança desenvolverá competências necessárias para as ações diárias e que acompanharam no seu futuro social “ família, sociedade” etc.

Habilidades Expressivas na Educação Infantil em WORD:

Para ter acesso a este material confira o link a seguir e baixe o artigo acima em PDF.


Se gostou da postagem,“Habilidades Expressivas na Educação Infantil.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais !!!

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.

Texto:  Prof Marcos L Souza .
Pedagogo – Educador Musical – Psicopedagogo – Historiador