Ícone do site SÓ ESCOLA

A influência da música e do som no corpo e comportamento da criança.

A influência da música e do som no corpo e comportamento da criança.

A influência da música e do som no corpo e comportamento da criança.

A influência da música e do som no corpo e comportamento da criança: 

Artigo: Prof  Marcos L Souza – Pedagogo – Escritor – Psicopedagogo – Historiador – Licenciado em Música – especializado em educação musical – Educação infantil e Alfabetização – Mestre em Filosofia.

A influência da música e do som no corpo e comportamento da criança:

Tome cuidado com o que seu filho está ouvindo. Certos tipos de música são verdadeiras toxinas neurais e fazem o mesmo efeito devastador ou em muitos casos pior, se comparado ao uso de drogas.

Há certo tempo como pedagogo e educador musical, venho observando e registrando em minhas aulas, casos de agressividade, stress agudo, depressão, síndrome do pânico, cansaço, dores intestinais, mal comportamento, perca de concentração, além de várias doenças diversas e pude perceber que na maioria dos casos estavam ligados diretamente a exposição excessiva ao sons e ruídos, principalmente sons (Discordantes), sons e barulhos produzidos no ambiente familiar em que estavam expostos ou por práticas incorretas do uso de alguns acessórios de música, como o  uso  prolongado de fones de ouvido, percebi nitidamente que meus alunos entre 04 e 12 anos de idade, desenvolveram e ou agravaram vários distúrbios e transtornos causados principalmente por estes fenômenos e em todos os casos também registrei que entre 10 de cada 10 alunos ou seja 100% deles, adoravam um estilo musical ou repertório musical não conivente com a idade, músicas geralmente com a rítmica alterada tanto por sincope ou por polirritmia,  músicas eletrônicas, isto falando somente no campo sonoro ou seja, analisando somente o som, sem falar em letras e composições. Por esta preocupação como educador resolvi escrever sobre o assunto a fim de alertar os pais para que mudassem o comportamento e estilos musicais no ambiente familiar, pois bem, em 6 meses tive uma grata surpresa de que 60% deles mudaram radicalmente e tiveram melhoras significativas quanto ao comportamento e doenças psicossomáticas, todos influenciados pela mudança no comportamento musical ou seja, pararam de ouvir o que estavam ouvindo e experimentaram músicas adequadas para a idade. A partir deste ponto todos eles deixaram de ser ouvintes e passaram a ser apreciadores musicais.

Definição

Som: São ondas de compressão e descompressão do ar “Vibração”.  A compressão e descompressão dos instrumentos produz vibração que nosso corpo recebe através de estímulos elétricos e são enviados para o cérebro que traduz este fenômeno dando-lhe o nome de som.

Ruído: É um som com comprimento de onda indefinida (forte, fraca, grave, aguda)

Sons e ruídos (Desconcertantes) barulhos ensurdecedores ou não, são ondas sonoras com acentuação rítmica alterada (Tempo forte contínuo “TUM TUM TUM TUM”, ou seja, sons produzidos por elementos rítmicos como, por exemplo: sincope ou polirritmia (alteração do tempo forte) .

Estas ondas sonoras são recebidas pelo nosso corpo que por sua vez as converte em pulsos elétricos e posteriormente são levadas por células receptoras do ouvido até o cérebro (Uma viagem por todo o sistema nervoso).  Acima de 90DB as frequências sonoras ou ruídos fazem todo nosso corpo vibrar (As células e nervos da pele são capazes de sentir as ondas sonoras) então além de ouvir, também podemos sentir o som.  Nosso corpo recebe estas ondas sonoras alteradas ou ruídos desconcertantes e as identifica como agressão ou ataque a ele próprio, colocando todo sistema de defesa do organismo em alerta. Por isso certos tipos de sons e ruídos afetam diretamente o “Sistema Límbico” que é o responsável pelo controle das emoções e controle de hormônios, liberando stress, ansiedade, mal estar e que automaticamente afeta todo o sistema nervoso e imunológico do corpo produzindo (vulnerabilidade) deixando o mesmo desprotegido para ataques de várias doenças como (Viroses) e inflamações como (rinite, artrite). A resposta de reação de nosso corpo pode ser imediata, em médio prazo ou em longo prazo, como nos exemplos a seguir;

Ex: Uma exposição em curto prazo a esses ruídos ou ritmos sincopados ou com polirritmia podem causar; desmaios em casamentos, mal estar e lugares com som muito alto, disfunção no intestino em locais inapropriados como (Shows, trânsito) dores intestinais agudas etc .

Ex: a exposição em médio prazo a esses ruídos e sons discordantes provoca: Dores de cabeça, Arritmia, ansiedade, agitação, ulceras, gastrites, desequilíbrio hormonal, inflamações em todo sistema nervoso.

– O sistema límbico (Emoção) passa a desenvolver o papel do córtex frontal (Razão).

– A sirenes de um carro de policia, bombeiro, escola: Geralmente produzem alerta, medo, euforia, distúrbios gástricos intestinais.

O motorzinho do dentista: Pode provocar pânico, medo, indisposição, distúrbios gástricos intestinais.

O riscar de um objeto em uma superfície: Este ruído desconcertante pode provocar; náuseas, vômitos, indisposição e pânico, distúrbios gástricos intestinais.

Acentuação rítmica alterada (Sincope, polirritmia); como na música “Tubarão” ou “guerra nas estrelas” ou “marcha nupcial”: Alteram os sentidos, produz ataque de pânico, medo, terror, alerta, distúrbios gástricos intestinais, além aumentar a quantidade de substâncias como “Adrenalina” (Provoca emoções alteradas como choro, gritos) e consequentemente diminuir a substância “Endorfina” que é a substancia que controla os níveis de stress e de bem-estar no nosso corpo.

– Uma explosão: Pode causar; medo, alerta, ataque de pânico, ansiedade, stress, distúrbios gástricos intestinais.

– O som do trovão: Alerta, medo, ansiedade, ataque de pânico, distúrbios gástricos  intestinais.

Este é um tema considerável e é fruto de pesquisas e debates no mundo todo, por isso fica um alerta para todos nós para nos preocuparmos mais com estes distúrbios que nos afetam diariamente, pois somos rodeados de sons e ruídos o tempo todo, seja no trabalho, no transito ou em qualquer lugar.

É indispensável que tenhamos um momento de silêncio e relaxar no fim do dia, é indispensável se habituar a ouvir músicas com ritmos concordantes (sem alteração rítmica), sabe o que isso faz? Simplesmente estimula o córtex frontal (Parte do cérebro que coordena a razão), o raciocínio lógico, exercitando a inteligência e estimulando o bem estar do corpo, fazendo com que o sistema imunológico e o sistema nervoso funcionem muito melhor, prevenindo inúmeras doenças e distúrbios que podem nos afetar diretamente.

Não estou falando aqui sobre qual estilo musical é certo ou qual pode causar problemas, mais queria somente deixar uma observação: A música concordante, ou seja, sem alteração rítmica é extremamente benéfica para o corpo e mente, um exemplo claro é o benefício da música clássica no desenvolvimento do caráter, no desenvolvimento educacional e social de uma criança, bebê ou até mesmo um feto em formação na barriguinha da mamãe.


A influência da música e do som no corpo e comportamento da criança em PDF.

Para ter acesso ao artigo “A influência da música e do som no corpo e comportamento da criança” em PDF confira o link a seguir e baixe:

Sair da versão mobile