3 Dicas para engajar crianças em tarefas domésticas

Se você já parou para pensar em que momento poderia pedir para o seu filho contribuir com algumas tarefas de casa, saiba que essa ajuda pode começar mais cedo do que imagina e nesta postagem trago 3 Dicas para engajar crianças em tarefas domésticas.

Mesmo com pouca idade, a criança já possui capacidade motora suficiente para desempenhar uma série de atividades. (Curta @SÓESCOLA no Facebook)

E isso é importante para ela, pois, quando é incluída em tarefas domésticas, passa a participar da dinâmica familiar e percebe como as atividades feitas pelos pais são difíceis, valorizando mais esses momentos.

Veja Também: 5 benefícios de envolver crianças em tarefas domésticas.

3 Dicas para engajar crianças em tarefas domésticas

1. Ensine-lhes como fazê-lo

Antes de pedir ao seu filho para ajudá-lo com a lição de casa, é importante explicar como é feito. Desta forma, você impedirá que o pequeno seja frustrado por não saber como fazer o que você pede.

2. Arme-se com paciência

Não importa o quão bem o seu filho faz a cama ou os vestidos, é provável que ele não faça o mesmo que você, porque ele não presta atenção a ele ou porque ele ainda não desenvolveu as habilidades necessárias para essa tarefa. Em qualquer caso, é importante que você não discuta porque você não fez a tarefa bem, em vez disso, você pode ensiná-lo a aperfeiçoá-lo depois de ter reconhecido seu esforço. Tenha em mente que, embora não tenha ido tão bem quanto o esperado, o menino fez o seu melhor e, se você criticar, você apenas o fará mal e prejudicará a segurança em si mesmo.

3. Adapte as responsabilidades à sua idade

Cada tarefa doméstica exige um conjunto de habilidades que as crianças só desenvolverão à medida que crescem. Quando eles são muito jovens, eles provavelmente estão prontos para pegar seus brinquedos, mas não conseguem se vestir porque ainda não desenvolveram completamente a coordenação. Então, se você pedir para ajudá-lo com uma tarefa que ainda não está pronta, é provável que acabe se frustrando e perdendo a autoconfiança.Para evitar que isso aconteça, é importante que a lição de casa seja adaptada à sua idade.

Fonte: Etapa Infantil. – Tradução SÓ ESCOLA.

3 Dicas para engajar crianças em tarefas domésticas – Para Imprimir.

3 Dicas para engajar crianças em tarefas domésticas

Não deixe de ver: A Tabela Montessori.