Por que algumas crianças leem silabando?

Por que algumas crianças leem silabando? Ler e escrever são processos complexos, que não podem ser confundidos com a habilidade de decodificar as letras.

Por que algumas crianças leem silabando?

Quando as crianças em fase de alfabetização são solicitadas a ler textos sem saber o que está escrito e o ensino é pautado apenas na memorização das sílabas, de forma descontextualizada, elas acabam identificando as letras, mas não entendem as palavras. Isso se constitui em um desserviço no que se refere à aprendizagem da leitura.

Para de fato adquirirem essa habilidade na alfabetização inicial, os pequenos devem colocar em jogo tudo que sabem sobre o contexto, o portador e o sistema de escrita, a fim de cumprir um objetivo de leitura conhecido e relevante para eles.

Veja Também: Para dar ao mundo crianças respeitosas, crie crianças respeitadas.

Cabe a você criar situações em que a turma possa lançar mão de estratégias para antecipar o que está escrito. Uma aluna chamada Maria, por exemplo, pode ser desafiada a localizar no calendário a data de aniversário da colega Mariana, sabendo que o nome dela começa da mesma forma que o seu.

Outra possibilidade é pedir que cada um selecione na lista de títulos o livro que deseja levar para casa no fim de semana.

O conhecimento das letras deve auxiliar nesse processo, como uma pista, para que todos tenham condições de coordenar o que já sabem sobre elas com outras informações e, assim, resolver o problema de leitura proposto.

A familiaridade que possuem com o suporte textual, as ilustrações que acompanham o texto e dados compartilhados por você são outros recursos que os ajudam a criar relações e hipóteses sobre a escrita. Fonte: Nova Escola.


Se gostou da postagem,“Por que algumas crianças leem silabando?.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais !!!

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.