Plano de Aula Dia da Independência: Para Ensino Fundamental

Nesta postagem trago para vocês um Plano de Aula Dia da Independência. A Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal, no dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do “Grito do Ipiranga”.

O objetivo do Plano de Aula Dia da Independência é Conhecer a história da independência, Perceber que somos sujeitos históricos.

Veja Também: 

Plano de Aula Dia da Independência.

Este plano de aula é indicado a alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

1° – Roda de conversa para extrair o que sabem sobre o assunto: O Brasil sempre foi como é hoje?, Como era o Brasil?, Quem vivia aqui?, Que cidades existiam? O Brasil sempre teve esse nome?, O que é comemorado no dia 7?, Conhece algo sobre essa data?

2° – Levar os alunos a biblioteca, solicitar pesquisa sobre essa data em livros e cadernos na biblioteca.

3° – Em sala, Preparar um momento de conversa sobre os dados encontrados. Logo após, construir um material para exposição na escola, contendo fotos, frases, documentos e demais fontes encontradas.

MATERIAL

  • Livros
  • Fotos
  • Textos
  • Cartolinas
  • cola
  • tesoura
  • lápis de cor

História da Independência do Brasileira

Com as Revoluções na Europa, a família Real Portuguesa decidiu que seria melhor se mudar para o Brasil. Assim, em 1808, a Corte Real desembarcou em terras brasileiras, decidindo que os portos brasileiros passariam a ser abertos para todas as nações do mundo. Este foi o primeiro grande passo para o desejo de independência do país.

Porém, existiam diversos problemas e divergências entre os portugueses e brasileiros, como a escravidão, a luta territorial, as rebeliões, os privilégios da burguesia e etc.

No final de agosto de 1822, depois de se deslocar para São Paulo com o propósito de apaziguar uma rebelião contra José Bonifácio, D. Pedro I resolveu romper os laços de união política com Portugal, mesmo com seu pai, o rei D. João VI, pedindo para que ele voltasse à Portugal imediatamente.

Com a emancipação, D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil.


Se gostou da postagem,“Plano de Aula Dia da Independência.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.