MBA x Pós: Qual a melhor opção? Escolha Corretamente

Nesta postagem trago para vocês uma sugestão enviada por E-mail por Jacqueline Gonçalo, “MBA x Pós: Qual a melhor opção?“. Confira:

MBA x Pós: Qual a melhor opção?

Existe no Brasil um grande leque de opções para quem busca um caminho após a faculdade. Dentre essas opções estão a pós-graduação e o MBA (Master Business Administration), que são cursos com características bem próprias, e que podem ser uma opção muito válida, dependendo do que você estiver buscando após a conclusão do curso.

A exigência mínima para ingressar em qualquer um desses cursos é a apresentação de um diploma de curso superior, mas você também pode solicitar uma análise de currículo ou uma entrevista, isso vai depender do edital de cada curso.

MBA x Pós: Qual a melhor opção?

A Pós-Graduação divide-se em dois tipos, ela pode ser lato-sensu, que prepara o profissional com um foco voltado para uma área específica, especializando-o em disciplinas relacionadas ao seu curso de formação. A carga horária em sua maioria é de 360 horas. Ou ela pode ser stricto-sensu, nível em que se encontra o mestrado e doutorado, e traz um viés mais acadêmico, voltado para quem deseja seguir a carreira de professor universitário ou pesquisador. Geralmente a carga horário ultrapassa 1000 horas.

Já o MBA, apesar de ser um curso mais voltado para negócios e gestão empresarial, no Brasil acaba sendo visto como sinônimo de pós graduação lato-senso. Portanto, os dois tipos de curso têm muito em comum, mas acabam se diferenciando um do outro. Saiba a razão e veja qual dos dois tipos de curso pode ser a melhor opção pra você.

Escolha corretamente

Quando o foco do profissional graduado é o desenvolvimento de uma carreira voltada para o mercado de trabalho, a especialização atende perfeitamente. Nesse caso, a pós-graduação vai aprofundar os conhecimentos de seu curso de graduação.

Já o MBA em sua essência deveria ser cursado por profissionais com um pouco mais de experiência de mercado e que já  esteja mais consolidado em sua área, ou então que estão em busca de mais um degrau de conhecimento para serem melhores no que fazem, porém além de uma consolidação comum.

Por isso, analise bem sua trajetória e seus planos e vá de encontro ao que te trará mais sucesso.