Aparelho improvisado por professora está transformando desempenho de seus alunos

Sentir vergonha de falar inglês em voz alta deve estar no top 10 das dificuldades da vida escolar. Quem nunca tremeu ao precisar ler um mero “The book is on the table” escrito na lousa?

Postagem por: NATHÁLIA GERALDO

Para ajudar no desempenho de seus alunos ao aprender a língua estrangeira, a professora de inglês Lucienne de Castro Gomes, da Escola Municipal José Madureira Horta, em Belo Horizonte, Minas Gerais, criou uma engenhoca bem baratinha e muito eficaz: o “Whisper Phone”, ou “Telefone do Sussurro”.

O material ajuda a praticar a pronúncia e salva os mais tímidos de se exporem na classe: tudo porque cada aluno só ouve a própria voz enquanto acompanha a leitura das atividades da disciplina.

Whisper Phone: recurso para sala de aula

Aparelho improvisado por professora está transformando desempenho de seus alunos
LUCIENNE DE CASTRO/PBH

Lucienne conta que muitos de seus alunos tinham vergonha de ler textos em inglês em voz alta, com medo da reação dos colegas. Para superar essa dificuldade, a professora começou a pesquisar métodos que facilitassem a realização da tarefa.

Ela descobriu que o Whisper Phone é um instrumento muito usado em escolas norte-americanas – e, resolveu, então, fazer a engenhoca de um jeitinho bem brasileiro: com tubos de PVC.

Aparelho improvisado por professora está transformando desempenho de seus alunos
LUCIENNE DE CASTRO GOMES

O objeto funciona, então, como um telefone sem fio e sem linha: basta o aluno colocar na boca e no ouvido para escutar sua voz, mesmo que seja baixinha, e treinar o idioma.

A ideia foi tão elogiada pelos estudantes, que outros professores da rede municipal também passaram a aplicar a técnica na sala de aula.

Como fazer o Whisper Phone

Para fazer o Whisper Phone, são necessários tubos de PVC 1,5 polegada cortados em 10 cm, e dois joelhos de plástico de 40 mm para cada tubo. Encaixe as peças e, se quiser, coloque fita adesiva para enfeitar.

Aparelho improvisado por professora está transformando desempenho de seus alunos


Fonte: Vix.com

Escrito por: Nathália Geraldo 

Jornalismo é a loucura que escolhi para a vida, música é aquilo que me traz de volta para o eixo. Escrever histórias, ouvir opiniões e conhecer mais o mundo e a mim mesma são meus propósitos, sempre. De Santos (SP), tenho um amor imenso por shows, livros, dança e lanches (especialmente lanches).