Ícone do site SÓ ESCOLA

Brincadeiras Folclóricas

Sugestões de Brincadeiras Folclóricas para trabalhar com alunos das series inicias. 

Sugestões de Brincadeiras Folclóricas para trabalhar com alunos das series inicias. 

Sugestões de Brincadeiras Folclóricas: Dia do Folclore é celebrado anualmente em 22 de agosto.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

Sugestões de Brincadeiras Folclóricas:

O POBRE E O RICO 

Eu sou pobre, pobre, pobre
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre
De marré-de-si.

Eu sou rica, rica, rica
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica
De marré-de-si.

Quero uma de vossas filhas
De marré, marré, marré
Quero uma de vossas filhas
De marré-de-si.

Escolha a que quiseres
De marré, marré, marré.
Escolha a quiseres
De marré-de-si.

Eu quero a (fulana)
De marré, marré, marré.
Eu quero a (fulana)
De marré-de-si.

Que ofício darás a ela
De marré, marré, marré?
Que ofício darás a ela
De marré-de-si?

Dou ofício de costureira
De marré, marré, marré.
Dou ofício de costureira
De marré-de-si.

Esse ofício (não) me agrada
De marré, marré, marré.
Esse ofício (não) me agrada,
De marré-de-si.

COMO BRINCAR:

Formam-se duas fileiras, a dos “Ricos” e a dos “Pobres”, cada uma cantando seus versos. O lado rico vai tentar trazer cada um do lado pobre, para cantarem juntos o final da música.


ESCRAVOS DE JÓ

COMO BRINCAR:

Cantiga aparecendo sob a forma de jogo ou passeio (ver esta última modalidade na categoria correspondente). A música é a mesma. Crianças sentadas no chão em círculo ou ao redor de uma mesa; um objeto (pedrinha, caixa de fósforos ou sementes). As crianças vão entoando a cantiga, marcando os tempos fortes; passam o objeto de uma para outra, no sentido dos ponteiros do relógio. Somente na parte onde dizem zique – zá o objeto é passado na direção contrária, retornando-se, logo a seguir, à primeira direção contrária, retornando-se, logo a seguir, à primeira direção. Quem erra cai fora. Os últimos dois serão os vencedores. Música: Escravos de Jó Jogavam Caximbó. Tira, bota. Deixa o Zé Pereira Que se vá. Guerreiros com guerreiros Fazem zigue – zigue zá (repete-se a música até restarem só dois).

Escravos de Jó – Os Peraltas


CORRE COTIA 

Corre cotia é uma brincadeira feita em grupo. Quanto mais gente, mais divertida ela fica. Ela tem regras simples, que envolvem atenção, perseguição e interação entre os participantes.

Letra: 

Corre, cotia
Na casa da tia.
Corre, cipó
Na casa da avó.
Lencinho na mão,
Caiu no chão.
Moça bonita
Do meu coração.

COMO BRINCAR:

Primeiro, todo mundo que quiser brincar se senta em círculo com as pernas cruzadas. Aí, é hora de escolher um participante para ser a cotia.

A cotia recebe um lenço e é o personagem principal desse jogo. Sua tarefa é correr pelo lado de fora da roda, enquanto as outras crianças cantam a música. Antes do fim da música, a cotia deixa o lenço cair, muito discretamente, atrás de alguém.Quando a música termina, todos olham para trás, para descobrir quem ficou com o lenço. Aí, é que fica emocionante!

O novo dono do lenço tem que sair correndo feito louco atrás da cotia que, por sua vez, também já disparou.Se o novo dono do lenço conseguir pegar a cotia antes que ela se sente em seu lugar, a cotiatem que fazer tudo de novo. Se o novo dono do lenço não pegar a ?cotia?, ele fica sendo a próxima cotia e a brincadeira recomeça.


BATATA QUENTE

COMO BRINCAR:

Batata Quente é uma brincadeira feita em grupo. Quanto mais gente participar, mais divertida ela fica. A ideia é ir passando um objeto, que pode ou não ser uma batata, entre os participantes. Quando a música parar, quem estiver com a ?batata? sai do jogo. Ganha o último que sobrar.

Reúna um grupo e peça que se sentem em círculo. Escolha um objeto, pode ser uma batata, uma bola pequena ou um bichinho de pelúcia, para passar entre os participantes.
Importante: para evitar acidentes, o objeto não pode ser muito pesado, nem quebrável porque, quando a brincadeira pegar fogo, sempre tem alguém que tenta se livrar da batata de qualquer jeito.

Um adulto deve ligar o aparelho de som e controlar a música. Enquanto a música toca, os participantes passam a batata para a pessoa ao lado, sempre no ritmo da música. Quando a música parar, quem estiver com a batata sai do jogo. Ganha o último que sobrar.
Não vale: atirar a batata em qualquer direção, nem jogar depois que a música parar, só para se livrar dela.


ADOLETA

Música:

Adoleta, le peti petecolá,
les café com chocolá.
Adoleta.
Puxa o rabo do tatu,
quem saiu foi tu,
puxa o rabo da panela,
quem saiu foi ela,
puxa o rabo do pneu,
quem saiu foi eu.”

COMO BRINCAR:

Bate na mão de sílaba em sílaba, fala uma sílaba e bate na mão do companheiro do lado, fala outra sílaba e o companheiro bate na mão da outra pessoa. Assim por diante. A música vai terminar no “eu”. Quando terminar, a pessoa que recebeu o tapa na mão por último terá que pisar no pé de alguém (cada pessoa do jogo só poderá dar um passo na hora que terminar a música). Se ela conseguir, a pessoa em quem ela pisou é eliminada. Se não conseguir, sai.


MAMÃE POSSO IR?

COMO BRINCAR:

Traçam-se, no chão duas linhas distanciadas mais ou menos de oito metros. As crianças ficam atrás de uma das linhas e a Mamãe atrás de outra. A brincadeira consiste em avançar em direção à linha em que está a Mamãe . Isto é feito através de vários tipos de passos, ordenados conforme a vontade da Mamãe . Entre cada Criança: Mamãe, posso ir ? Mamãe: Pode. Criança: Quantos passos ? Mamãe: Dois de formiguinha. (poder ser de outro tipo) avançado em direção à Mamãe . A que chegar primeiro junto a ela será sua substituta. Tipos de passos: formiguinha (colocar o pé unido à frente do outro); elefante (avançar com passos enormes, terminando com um pulo); canguru (movimentar-se, pulando, agachando); cachorro (avançar de quatro pés, isto é, usando os pés e as mãos).


PASSA ANEL

COMO BRINCAR:

Para ficar divertida, essa brincadeira precisa de pelo menos quatro participantes ? e claro, de um anel. Na verdade, você também pode usar uma moeda ou botão. O importante é que seja um objeto achatado e fácil de passar. Disponha as crianças em círculo ou em fileira, uma ao lado da outra. Para começar, um participante fica com o anel e os outros se sentam com as mãos juntas. Então, o dono do anel passa suas mãos unidas por entre as mãos das outras crianças e deixa o anel escorregar, muito discretamente, para as mãos de uma delas. Quando tiver passado por todo mundo, o dono do anel escolhe alguém e pergunta: ?com quem está o anel?? Se a pessoa escolhida adivinhar, ela é que deverá passar o anel na rodada seguinte. Se não adivinhar, quem passa o anel é a criança que estiver com o anel entre as mãos.
Uma coisa legal da brincadeira de passa anel é que ela não tem pontos, ganhadores, ou perdedores. O bacana é ver as pessoas fingindo, tentando disfarçar ou enganar os outros participantes. No final, todo mundo dá muitas risadas.


DANÇA DAS CADEIRAS

COMO BRINCAR:

A Dança das Cadeiras é uma brincadeira feita em grupo. Para brincar, deve haver sempre uma cadeira a menos que o número de participantes. A ideia é que todos andem ou dancem em volta das cadeiras ao som de uma música animada. Quando a música parar, todo mundo precisa sentar bem depressa. Quem ficar sem cadeira é eliminado. O último que sobrar é o vencedor.Aqui, quanto mais gente melhor.

Comece contando quantas pessoas querem participar. Depois, distribua as cadeiras em duas filas, juntando os encostos. Atenção: sempre precisa haver uma cadeira A MENOS que o número de participantes. Assim, para 10 pessoas, 9 cadeiras.Também é importante ter um rádio ou um aparelho de som e um adulto para controlar a música. Todos prontos? Vamos lá! Enquanto a música toca, os participantes saem andando ou dançando ao redor das cadeiras. Não vale ficar parado! Quando a música parar, todo mundo sai correndo feito louco e senta o mais rápido que conseguir. Quem ficar sem cadeira, sai do jogo. Para a rodada seguinte, tire uma cadeira e recomece a música. Ganha quem conseguir se sentar na última cadeira.


PEIXINHOS

A canoa virou
Por deixá-la virar
Foi por causa da “Fulana”
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a “Fulana”
Do fundo do mar

COMO BRINCAR:

Numa roda o mestre canta:: a canoa virou, deixara virar, foi por causa da fulana que não soube remar.

A criança chamada vira de costas e continua rodando. Quando todas as crianças estão de costas o mestre passa a cantar. Ai, se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava a fulana do fundo do mar, repeti. A criança citada vira de frente e continua na roda até que todas as crianças estejam voltadas para o centro da roda novamente.


ALERTA

COMO BRINCAR:

O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.


Se gostou da postagem “Sugestões de Brincadeiras Folclóricas., deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta também nossa página no Facebook: @SÓ ESCOLA

Sair da versão mobile