Jogo Roleta do Folclore

Jogo Roleta do Folclore:  Muito simples de fazer alem de divertido e eficaz para trabalhar está data comemorativa tão popular em nosso pais. Mas primeiro vamos falar um pouco sobre o Folclore Brasileiro.

Dia do Folclore é celebrado anualmente em 22 de agosto.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms, que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

O folclore brasileiro é muito rico, seja pelas tradições populares, rituais, música, remédios, comidas típicas, festividades, lendas e etc, que são a base da cultura do povo brasileiro.

O Saci-Pererê, o Curupira, o Boitatá, o Boto Cor de Rosa, a Mula-Sem-Cabeça, e muitos outros personagens, por exemplo, tornam o folclore do Brasil único!

Jogo Roleta do Folclore: Passo a Passo

Está proposta lúdica foi criada pela professora Valéria do blog Ensinando com Carinho. Somos fãs do trabalho dela (aqui).

Materiais Necessários:

  • Caixa de Pizza;
  • Imagens dos personagens do Folclore;
  • Uma cestinha, caixa, ou pote;
  • Cartolina;

Veja também:

  1. Sugestões de como trabalhar a semana do folclore
  2. Projeto resgatando culturas com o Folclore Brasileiro
  3. Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir

Como fazer: Enfeite a caixa e faça uma seta, cole imagens dos personagens do folclore. Separadamente organize numa cestinha as lendas de cada personagem resumida. E uma cartolina para os alunos escreverem frases correspondentes. Convide um aluno por vez para girar a seta. O personagem que a seta apontar, o aluno deverá ler sua lenda e todos formularão uma frase para escrita no cartaz. No final peça para as crianças lerem as frases formuladas e escrever no caderno.

Jogo Roleta do Folclore

Para vocês terem uma ideia melhor confira as imagens a seguir retiradas do blog Ensinando Com Carinho da professora Valéria. 

Jogo Roleta do Folclore Jogo Roleta do Folclore Jogo Roleta do Folclore


Se gostou da postagem “Jogo Roleta do Folclore., deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta também nossa página no Facebook: @SÓ ESCOLA