Criança com déficit de atenção diz como se sente, assista o vídeo

Criança com déficit de atenção diz como se sente:

No vídeo, que propõe as mesmas perguntas a duas crianças de seis anos da mesma série escolar – uma diagnosticada com transtorno de déficit de atenção, e outra considerada típica -, é possível notar algumas sutilezas da questão.

O rótulo de “hiperativo”, por exemplo, pode afetar diretamente na maneira como a criança recebe elogios ao seu desempenho em determinada tarefa. Além disso, o fato de ter alguma diferença em relação aos colegas dificulta na hora de fazer amizade e construir vínculos afetivos com outras crianças.

VEJA TAMBÉM:

Enquanto o menino considerado típico dá respostas assertivas e seguras sobre ter muitos amigos, ser convidado para festinhas, gostar da escola e sentir-se bonito, a menina que recebeu o diagnóstico escolhe apenas respostas evasivas e vagas, como “eu não sei”. Ao ser questionada se sente orgulho de si mesma quando recebe elogios ou tira um “A”, por exemplo, ela diz “eu me sinto normal”. Em todas as suas falas, fica evidente sua introspecção e insegurança.

Em um certo momento, as crianças são questionadas sobre o que as pessoas que não receberam o diagnóstico podem fazer para contribuir, e a resposta é de grande valia para os educadores, cuidadores, pais e mães levarem para suas rotinas. O resultado revela principalmente o caráter nocivo do hiperestímulo na infância:

– Por que você não gosta da escola?
– Porque eles dão um monte de coisas para fazer, e minha irmã menor é muito fofa, eu preciso de tempo para brincar com ela.

– Como podemos ajudar?
– Dizendo que qualquer coisa que as crianças com TDAH fazem está certa porque elas estão tentando fazer o melhor.

Criança com déficit de atenção diz como se sente. Assista o Vídeo:

Confira também:

_______

*Com informações do Toda Criança Pode Aprender