Ícone do site SÓ ESCOLA

“Régua das dezenas”, uma atividade eficaz na alfabetização matemática

Régua das dezenas, uma atividade eficaz na alfabetização matemática

Régua das dezenas, uma atividade eficaz na alfabetização matemática

Régua das dezenas, é uma proposta de atividade lúdica e eficaz na alfabetização matemática, para trabalhar com alunos das series iniciais.

Conheça essa atividades de matemática – Régua das dezenas

Como fazer:

  1. Com uma tira de um papel mais firme, como papelão ou cartão, de 50×10 cm, construo com os alunos uma espécie de régua de dezenas, que começa no 10 e vai até 90. Mas, antes de começar a construir, os alunos recebem uma ficha quadriculada com as dezenas e algarismos de 0 a 9 repetidos algumas vezes. Eles recortam as dezenas e colam-nas na tira, em ordem crescente, deixando um pequeno vão entre elas. Recortam também os algarismos de 0 a 9 e os guardam em um saquinho plástico transparente. Então, lemos juntos a sequência construída no papel, conferindo-a com a correta, exposta na lousa.
  2. Depois da leitura, dito números que os alunos devem compor usando a régua e os algarismos do saquinho. Por exemplo: quando digo o número 28, o aluno procura na régua a dezena 20 e sobrepõe o algarismo 8 ao 0, formando o número. Deixo que os alunos comparem o que fizeram e que alguém da turma explique como o número se formou o número.
  3. Em seguida, dito outro número, pergunto se ele é maior ou menor do que o ditado anteriormente e qual é a sua dezena correspondente. Procuro ditar os números sempre os atrelando a um valor conhecido. Por exemplo: “28 é tamanho do sapato do aluno José”, “31 é número de alunos da turma”, e assim por diante.
  4. Além de identificar regularidades, compor, decompor e ordenar os números, os alunos registram no caderno o que formaram (no nosso exemplo, registram 28 = 20 + 8) e também em uma ficha avulsa, separando dezenas e unidades.

Veja também: Arquivos Jogos de Matemática — Só Escola

Régua das dezenas

Desta forma fica muito fácil entender como os números são formados, e a atividade do ditado se amplia e ganha mais significado.

O bacana é que dá para adaptar a atividade para alunos maiores, ampliando o desafio com uma régua que inclua centenas ou milhares.

Todas as fichas para a realização da atividade podem ser baixadas aqui. É só imprimir e usar com sua turma.

________________

Está postagem foi retirado do site NOVA ESCOLA – por: Mara Mansani

Sair da versão mobile