Estudantes criam projeto inovador de aquário automatizado

Cuidar de um aquário a distância, por meio de um aplicativo, com direito a monitoramento da qualidade da água e do nível de oxigênio. A ideia é de dois estudantes do campus de Aracati do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O projeto está em fase de finalização e os jovens já estão desenvolvendo planos para o uso.
Estudantes criam projeto inovador de aquário automatizado
Os estudantes George Lincoln e Gabriel Rodrigues reuniram os conhecimentos adquiridos nos cursos de bacharelado em ciência da computação e aquicultura, respectivamente. A intenção é garantir condições ideais para os peixes sem que o dono do aquário precise fazer tudo manualmente.

Além de atender pessoas que criam peixes como animais de estimação, o projeto também poderá ser útil para criadores comerciais que atuam na região. A orientadora do trabalho, professora Carina Oliveira, que dá aula no curso de ciência da computação, conta que a ideia surgiu a partir da aquisição de equipamentos a serem utilizados em uma feira tecnológica.
Carina explica que o objetivo da ação interdisciplinar é desenvolver um equipamento de baixo custo para automatizar aquários. Quando finalizado, deverá fazer parte da incubadora de empresas do IFCE. “Tudo o que estamos fazendo pode ser utilizado nos viveiros de camarão que a gente tem na região, por exemplo, só que em uma escala maior”, explica a professora.
O estudante de ciência da computação George Lincoln conta que ele e o colega Gabriel pensaram no que seria necessário para automatizar um aquário a partir dos equipamentos disponíveis no próprio IFCE. George chegou a participar de eventos, como feiras de ciência e tecnologia, para se inspirar.
“Nosso intuito é automatizar tudo no aquário, para que você possa sair de casa e saber, ter confiança, que nenhum peixe vai morrer”, resume George. O projeto também deverá ser testado por algum criador interessado. O protótipo do aquário já está disponível para visitação do público no IFCE em Aracati.
____________
Fonte: MEC