Como estimular a participação ativa dos alunos durante as aulas

Como estimular a participação ativa dos alunos durante as aulas

Em um cenário marcado por uma necessidade cada vez maior de saber trabalhar em equipe e ter uma grande capacidade de adaptação e flexibilidade, o papel dos professores em sala de aula tem mudado bastante. 
Como estimular a participação ativa dos alunos durante as aulas? Confira 4 dicas.
Além de transmitir informações e explicar conteúdos aos alunos, o educador também deve estimulá-los a interagirem entre si, compartilhando ideias e conhecimentos. Com isso, é possível desenvolver uma série de habilidades que podem contribuir para destacá-los no futuro.

Quatro sugestões levantadas pelo Portal Universia.
1 – Realize debates em grupo
É muito importante estimular o pensamento crítico dos alunos por meio de atividades em grupo. Para isso, experimente realizar debates sobre determinado assunto abordado dentro ou fora de sala de aula, permitindo que eles participem e compartilhem seus pontos de vista entre si. Certifique-se de que todos os estudantes estão participando da conversa, ao mesmo tempo respeitando a opinião uns dos outros.
2 – Trabalhe com atividades em dupla
Também é interessante juntar os alunos em duplas para realizar exercícios durante as aulas. Isso permite que eles construam uma espécie de aprendizado colaborativo, trocando conhecimentos entre si e ajudando uns aos outros. Além de aumentar a interação entre a classe, esse método permite que os estudantes absorvam mais os conteúdos que você ensinou, pois provavelmente irão reproduzi-los, explicando aos outros colegas.
3 – Realize trabalhos fora da sala de aula
Outra forma interessante para tornar a aula mais dinâmica é promover atividades fora da sala de aula. Caso você tenha autorização, experimente realizar aulas ao ar livre, por exemplo, em um espaço que fuja do ambiente tradicional de ensino. Uma simples mudança de ambiente pode aumentar a motivação dos alunos, tornando-os mais interessados no conteúdo que você ensina.
4 – Utilize o ambiente virtual
Para engajar ainda mais os estudantes, experimente criar um site ou uma comunidade nas redes sociais, por exemplo, no você e a turma possam publicar e compartilhar conteúdos relativos ás aulas, materiais de estudo, sugestões, dúvidas, avisos sobre datas importantes, entre outros assuntos.