Trabalhando com nome próprio

Estas atividades podem ser feitas no início das aulas para ensinar e valorizar o nome próximo, no intuito de conhecer a turma, apresentá -los e identificar e reconhecer o nome.

Trabalhando com nome próprio

Na etapa inicial de alfabetização, o papel do professor é ampliar, de maneira significativa, a inserção das crianças no universo da escrita, com o qual elas já têm contato por meio de, por exemplo, cartazes que veem na rua, da televisão e das listas de compras que seus pais fazem. “Não podemos dizer que se inicia o trabalho com nomes na Educação Infantil, mas que se dá continuidade a esse processo de alfabetização, que já estava acontecendo no ambiente familiar, de forma mais intencional e sistemática”, explica Andréa Luize, coordenadora do Núcleo de Práticas de Linguagem da Escola da Vila, em São Paulo. E nada melhor que uma palavra estável – não importa onde a criança veja seu nome, ele sempre estará escrito do mesmo jeito – para começar esse trabalho.

Estas atividades podem ser feitas no início das aulas para ensinar e valorizar o nome próximo, no intuito de conhecer a turma, apresentá -los e identificar e reconhecer o nome. Identificar o peixe e  a canoa com nome da criança.

Trabalhando com nome próprio

Trabalhando com nome próprio
Trabalhando com nome próprio

Como fazer canoa passo a passo – molde canoa e peixe

Como fazer canoa passo a passo - molde canoa e peixe