Projetos e Sequências Didáticas

Apresentação em tema: “Projetos e Sequências Didáticas”— Transcrição da apresentação:
Projetos e Sequências Didáticas
Apresentação em tema: “Projetos e Sequências Didáticas”— Transcrição da apresentação:
1 Projetos e Sequências Didáticas
2 A interdisciplinaridade em projetos e sequências didáticas
Eliana Magalhães Fernandes1º ano
4 Discussão inicial…O que é sequência didática e projeto didático? Qual é a importância dessa modalidade de ensino para o ciclo inicial do Ensino Fundamental? Qual a diferença entre estas duas modalidades de ensino?
5 O conhecimento não pode ser tratado de maneira compartimentada e fragmentada…
6 …pois no mundo os diversos saberes apresentam-se de maneira integrada.
7 As diversas áreas do conhecimento são
todas peças de um mesmo quebra-cabeça…
8 Bases legais – Currículo
Artigo 210 da Constituição Federal de 1988:. Maior atenção aos conteúdos mínimos do E.F., visando assegurar a formação básica comum e o respeito aos valores culturais e artísticos nacionais e regionais.
9  Parâmetros Curriculares Nacionais – séries iniciais do Ensino Fundamental (1997-1998):
. Subsídio para reflexões e tentativas de reformulações nesse sentido.Implantação do Ensino Fundamental de 9 anos:. Reacendem e assumem relevância e prioridade as discussões acerca das Diretrizes Curriculares, Nacionais
11 Expressões recorrentes nas propostas curriculares nacionais
“INTERDISCIPLINARIDADE” “TEMAS TRANSVERSAIS” “CONTEXTUALIZAÇÃO”
12 Uma abordagem interdisciplinar…
…constitui algo de extrema relevância e tal concepção propicia a concordância de que o tempo escolar não deve ser dividido por áreas de conhecimento. O desejo é a integração dessas diferentes áreas.
13 Papel da escola Esforço coletivo para organizar tempos pedagógicos de forma a se estabelecer prioridades que atendam às crianças, seus interesses e curiosidades em torno dos diversos campos do saber.A organização pedagógica deve ser flexível e aberta ao novo e ao imprevisível. (Corsino, 2007 )
14 Desafios do alfabetizar letrando:
 Pensar temas e conteúdos; Definir metodologias relacionadas às diversas áreas de conhecimento, articulando-as e pondo em destaque o papel dos diversos eixos da língua numa perspectiva de letramento: Análise linguística, incluindo o SEA; Produção de texto; Leitura; Oralidade.
15 Concluindo…É importante que as crianças participem de experiências variadas envolvendo leitura e escrita, por meio da diversidade de gêneros textuais que integrem diversas áreas de conhecimento e que paralelamente desenvolvam as capacidades exigidas para uma compreensão e apropriação do SEA.
16 Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
1 ATIVIDADE PERMANENTE Situações didáticas propostas com regularidade diária, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc.