Ícone do site SÓ ESCOLA

Plano de Aula: Gênero Conto de Fadas

Plano de Aula: Gênero Conto de Fadas
Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de Plano de Aula para trabalhar Gênero conto de fadas com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS

DURAÇÃO
2 a 3 aulas
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
1º – Conversar com os alunos sobre o trabalho que será desenvolvido, esclarecendo que irão trabalhar com o gênero contos de fadas. Numa roda de conversa fazer levantamento sobre os conhecimentos prévios, questionando-os se sabem o que é um conto de fadas, quais contos conhecem, qual o favorito, se têm algum livro de contos de fadas em casa, onde e quando leem e do que tratam os contos de fadas.
O professor observará a partir das falas se há participação de todos os alunos, suas dificuldades e facilidades para expressar oralmente ideias e conhecimentos internalizados.
2° – Escolher um conto para ser lido de forma colaborativa, em que, no decorrer da leitura o professor fará pausas e questionará aos alunos sobre o que acham que vai acontecer na história.
Após a leitura, apresentar aos alunos  as características do gênero (título, enredo, personagens bons, personagens maus, cenários, elementos mágicos, conflito e resolução).
3º – O professor deve escolher três livros e dividir a turma em seis grupos para que seja entregue a matriz com o conflito das histórias que serão trabalhadas de forma que cada dois grupos recebam o mesmo conflito.
Propor então que os dois grupos que receberam o mesmo conflito, reescrevam a história da seguinte forma: 1 grupo reescreve do início da história até o momento do conflito e o outro reescreve após o momento do conflito até o final, de forma que somente o conflito continue como no original.
O professor deve recolher e fazer as intervenções necessárias e devolver para que os alunos escrevam a versão final.
4° –  Com base na versão produzida na atividade anterior, os alunos devem reescrever os textos observando as intervenções feitas pelo professor na 1ª versão. Ao final, os grupos devem unir o que reescreveram formando uma nova história. Em uma roda de conversa, os alunos deverão ler as 3 novas versões das histórias, destacando as principais modificações propostas pelos grupos.
RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO
Os objetivos desta sequência didática serão avaliados por meio do envolvimento, participação e empenho nas aulas e nas atividades propostas.
Com Informações: Pedagogia ao Pé da Letra
Sair da versão mobile